Cidadão reclama da falta de atendimento preventivo ao HIV no CEMO Dr. Ovídio

Secretário de Saúde afirma que Itaúna está buscando o credenciamento para distribuição de medicamentos

0
833

Um leitor acionou a repor­tagem do Jornal S’PASSO para relatar que buscou no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Dr. Ovídio Nogueira Machado informa­ções sobre o atendimento para a chamada Profilaxia Pré­-Exposição ao HIV/Aids e as informações que lhe foram passadas é que o CEMO não está mais distribuindo os medicamentos na cidade.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção do vírus e consiste na tomada diária de um comprimido que per­mite que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se pre­para antes de ter uma rela­ção sexual de risco para o HIV. A PrEP é a combinação de dois medicamentos, tenofovir + entricitabina, que bloqueiam alguns “cami­nhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espa­lhe em seu corpo.

Aguardando

o Estado

O secretário municipal de Saúde, médico Fernando Meira de Faria, afirmou que Itaúna ainda não é creden­ciada para fornecer esse tipo de atendimento, mas como a procura tem aumentado, a Secretaria solicitou junto ao governo do Estado para que sejam fornecidos os medica­mentos. “Estamos no aguardo desse credenciamento para a liberação do Estado para que possamos oferecer também a PrEP em Itaúna”, respondeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + cinco =