O presente de Natal está em Itaúna, no comércio local. Mais uma vez a Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial Empresarial investem numa campanha para valorização dos estabelecimentos comerciais da cidade e, desta vez, com muito mais entusiasmo para o crescimento das vendas nessa época. De acordo com consulta realizada pela CDL e ACE junto a empresas locais, a perspectiva é de otimismo por parte do varejo, com aumento de 24,5% nas vendas do Natal este ano, em comparação com 2021.
Para as entidades, a expectativa positiva se deve à tradição dos consumidores de presentear no Natal, que deverá estar em alta como consequência do controle mais evidente da pandemia.
Pesquisa Nacional
Dados de pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas mostram que 41% dos consumidores, principalmente das classes A/B, pretendem gastar mais nas compras de presentes este ano, um aumento de 10 pontos percentuais em comparação a 2021. Já 29% dos entrevistados disseram que têm intenção de gastar a mesma quantia e 21% pretendem gastar menos.
Sobre a forma de pagamento, as principais iniciativas dos consumidores nas compras de Natal serão o cartão de crédito parcelado (45%), PIX (42%), cartão de débito (36%) e dinheiro (35%). Entre os que pretendem pagar parcelado, o número médio será de 4,7 parcelas, o que significa que o consumidor pagará a última prestação em abril de 2023.
Contratações em Itaúna
Outra boa notícia dessa consulta realizada pela ACE e CDL de Itaúna é que há uma expectativa de contratação de 2,4 profissionais por empresa, principalmente para atendimento, vendas e estoque. Ainda de acordo com a consulta, 66,7% das empresas pretendem consolidar as contratações em seu quadro fixo de colaboradores.
Lojistas itaunenses manifestam otimismo
Ouvidos pelo Jornal S’PASSO os comerciantes demonstram que realmente há uma corrente de animação ante as novas tendências econômicas verificadas desde o início de 2022, principalmente por causa do controle da pandemia da Covid-19. Alguns relataram essa expectativa positiva para os negócios do período natalino.
Renata Pádua, sócia-proprietária das lojas Celeste Store, Radar Moda Casual e Radar Homem, afirmou que também compactua dessa boa expectativa do comércio em relação às vendas. “A economia está aquecida e em crescimento desde o final de 2021. Um termômetro disso é a quantidade de vagas em aberto na maioria das empresas, em todos os segmentos. Acreditamos que será um Natal com muitas vendas e presentes”, ressaltou.
A empresária Camila Magela Bernardes, proprietária das Lojas Ana Milla, também manifestou que existe otimismo do setor para os próximos dias. “O Natal é o período mais aguardado do ano pelos clientes e principalmente pelos lojistas. É a principal data comemorativa no nosso calendário e a tradição de presentear os familiares, das brincadeiras de amigo oculto, é muito forte e esse ano não será diferente. Esperamos bastante movimento nas ruas uma vez que os dois últimos anos foram mais complicados devido às restrições causadas pela pandemia e os impactos posteriores. Esperamos sim, um natal promissor”, avaliou.