Conforme noticiado pelo Jornal Spasso em suas plataformas no dia 7 de agosto, chegou ao término a prestação de serviços de monitoramento e administração das vagas de estacionamento nas ruas de Itaúna pela ZAR DIGITAL.
Iniciado em setembro de 2019, com um total de 1.782 vagas, sendo 1.632 para veículos de passeio e comerciais leves, 100 para motocicletas e motonetas, e 50 para cargas, ao longo dos anos as atividades do estacionamento pago foram alvo de inúmeras reclamações e críticas. No momento da publicação deste artigo, o prefeito Neider Moreira (PSD) confirmou à reportagem que a empresa ZAR não tinha interesse em continuar prestando serviços na cidade e que a Prefeitura estava se preparando para outra licitação, buscando uma substituta para a ZAR – Zona Azul Rápida, uma vez que ela estava descumprindo o contrato com o município. A falta de monitores em diversos pontos da cidade nessa data já era um indício de sua ineficácia.
Na tarde desta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Regulação Urbana, por meio da Gerência Superior de Trânsito e Transportes, comunicou que a empresa “Zona Azul / Zar Digital” teve os serviços de estacionamento rotativo em Itaúna suspensos.
A rescisão do contrato, de acordo com a nota, será analisada por uma comissão da Administração Municipal, que avaliará detalhes, incluindo a restituição dos créditos do aplicativo. Um processo licitatório está em andamento para a contratação de uma nova empresa ou entidade que assumirá esse serviço na cidade. Assim que esse processo for concluído, os resultados serão amplamente divulgados.