Comunidade terapêutica “Mães e Filhos” completa 11 anos de acolhimento a mulheres dependentes de álcool e drogas

0
335

A instituição itaunense de acolhimento a dependentes químicos, “Mães e Filhos”, está completando 11 anos de trabalho de recuperação de mulheres dependentes de álcool e drogas. O fundador, Marcílio de Assis, esteve na Câmara Municipal na terça-feira (28) e contou um pouco da história da instituição, nascida por iniciativa dele e de sua mulher, Janete Campos de Azevedo Assis. Pela instituição, que funciona no bairro Antunes, à rua José Monteiro, 188, já passaram cerca de mil mulheres, que foram atendidas em suas necessidades de recuperação do álcool e das drogas. 

Ocupando a Tribuna Popular do Legislativo, Marcílio revelou que “tudo começou através de um ato de amor ao próximo da minha esposa Janete”. Ela atuava voluntariamente no Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – CRASI Lar dos Idosos e sempre se preocupava com as mulheres em situação de rua, que estavam na dependência química. Do CRASI nasceu o projeto da “Mães e Filhos”, uma vez que não havia uma instituição específica para o acolhimento de mulheres em dependência química. “Nós acreditamos na vida após as drogas”, salienta.

A comunidade terapêutica acolhe mulheres em situação de rua em dependência química, mulheres em período de gestação e na amamentação. A ‘Mães e Filhos’ já tem registrado o nascimento de dezenas de crianças e atende uma média de 35 mulheres por mês, em toda Minas Gerais, encaminhadas pelos CREAS, CRAS e, também, por cidadãos que fazem trabalho com pessoas em situação de rua.

“Os dois primeiros meses do tratamento são muito difíceis, mas se a pessoa conseguir superá-los, por causa da abstinência, consegue chegar ao final. Mas, isso não quer dizer que está livre das drogas, porque é um processo, com muitas mudanças de amigos, de ambiente e, talvez até mesmo da família, pois em muitos casos a droga está dentro de casa”, afirma.

Os vereadores elogiaram o trabalho da comunidade “Mães e Filhos” e prometeram que irão continuar apoiando os projetos da instituição através de emendas impositivas e de gestões junto a deputados estaduais e federais.