A comissão especial nomeada pelo prefeito Neider Moreira de Faria (PSD) e pelo secretário de Administração, Dalton Leandro Nogueira, para elaboração do edital do concurso público para provimento de cargos efetivos da administração direta da Prefeitura, está trabalhando para que o processo seja agilizado. Ela é composta pelos servidores efetivos: Alexandre Nogueira Falcão, Daniela Alves Corradi Fonseca Diniz, Fabiana Lara Santos, Isaac Herculano de Morais e Marci Gonçalves Campos Souza, e é presidida pelo advogado Alexandre Falcão. A previsão é que o edital esteja pronto ainda neste primeiro semestre, em maio ou junho.
Em entrevista ao Jornal S’PASSO, o secretário Dalton Nogueira explicou que o concurso irá contemplar todos os cargos da administração, sendo que a maioria desses será para cadastro reserva. Haverá vagas para médicos, enfermeiros, dentistas, professores, auxiliares de serviços gerais, advogados, eletricistas etc. Não existe ainda o número de vagas que serão oferecidas, bem como salários das categorias dos cargos. O novo concurso vem atender a uma demanda de mais de seis anos desde o último processo realizado em 2016. A empresa que irá administrar o concurso da Prefeitura de Itaúna será a Fundep – Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, que será contratada em processo de dispensa de licitação.
Processos seletivos específicos
O secretário também destacou outros dois processos seletivos para cargos específicos que serão realizados antes do concurso público de ampla participação. O primeiro será para o preenchimento de 165 vagas destinadas à contratação de profissionais na área de saúde: Agente Comunitário de Saúde,122 vagas; e Agente de Combate às Endemias,43. A maioria dos ocupantes dos cargos que hoje atuam nesse setor, com exceção de sete efetivos, terá que passar pelo novo processo seletivo.
Com salário de R$ 2.604,00 para ambos os cargos, os candidatos deverão fazer inscrições entre os dias 9 de maio e 8 de junho, somente pelo endereço eletrônico da empresa organizadora do PSP, a Reis e Reis Auditores Associados, pelo site www.reisauditores.com.br. Serão selecionados através de provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas no dia 2 de julho, contendo 40 questões de múltipla escolha dentre matérias de Português, Informática, Conhecimentos Gerais e Específicos. Os candidatos aprovados nesta fase receberão curso preparatório de caráter eliminatório para atuar em suas funções.
Outro processo seletivo para diversas funções da administração municipal, como atendente, porteiro e auxiliar de serviços gerais, será anunciado nos próximos dias a fim de atender à dinâmica do serviço público antes da nomeação dos aprovados no concurso.