Já estão sendo preparadas pela equipe da Paróquia de Sant’Ana as celebrações de Corpus Christi no feriado de 8 de junho, principalmente a confecção do tradicional tapete no entorno da Praça Dr. Augusto Gonçalves. A coordenação da atividade é da professora Bel de Abreu e movimenta uma grande equipe de pessoas de várias idades, entusiasmada com a realização da obra de arte.
A confecção do tapete de Corpus Christi é um trabalho que demanda tempo e há quase um mês os organizadores estão convidando os artistas plásticos, desenhistas e ajudantes, sendo formadas as equipes para a tarefa. As pastorais da Paróquia de Sant’Ana, sempre atuantes nos eventos da entidade, já foram comunicadas também. Os coordenadores da tarefa estão providenciados os materiais para as artes do tapete que incluem serragem, pó de café usado ou vencido, recolhido nas empresas de moagem, areia, raspa de couro e de pneus, pó de carvão, tampas de garrafa etc.
Antes da confecção do tapete uma equipe da paróquia risca os espaços, delimita e divide os quadros, cada um com 7de comprimento por 4 metros de largura, para que recebam os materiais que vão se transformar em obras de arte.
“Todos estamos entusiasmados com a possibilidade de novamente participar da confecção do tapete, que hoje é patrimônio imaterial de Itaúna. Conseguimos o tombamento do modo de fazer o tapete da Paróquia de Sant’Ana e isso torna nossa participação muito mais envolvente. Temos uma listagem de voluntários antigos e fazemos o convite, mas sempre tem aparecido pessoas novas para nos ajudar. E todas são sempre muito bem-vindas, crianças, adultos e idosos. São quase 90 quadros do tapete de Corpus Christi e, ao longo da manhã quando o trabalho começa, percebemos cerca de mil pessoas envolvidas na confecção. Começamos por volta das 8 horas e até o meio-dia cerca de 90% dos tapetes estão prontos”.
A coordenadora Bel de Abreu ressalta que no dia 8 de junho está aguardando os voluntários, com muito entusiasmo. “Além do tapete há também toda uma programação da Paróquia de Sant’Ana, que são o tríduo, a missa dos participantes da confecção do tapete, às 7 horas, e às 17 horas a procissão seguida da celebração eucarística”.