A confeitaria da Comunidade Terapêutica Mães e Filhos é mais um projeto idealizado por Marcílio que beneficia com atividades profissionalizantes de culinária as assistidas da instituição que acolhe mulheres em tratamento contra a dependência química. O projeto, como explica Marcílio, é um sonho antigo acalentado e desenvolvido para que as mulheres que estão em tratamento da dependência tenham um aprendizado para se ocuparem e uma formação profissional que irá garantir-lhes perspectivas no mercado de trabalho. Além disso, com a confeitaria, a comunidade terapêutica proporciona uma renda extra para ações do projeto “Renascer”, que cuida de pessoas em situação de rua.
Marcílio Assis destaca o impacto social da Confeitaria Mães e Filhos, que hoje está localizada na rua Marechal Deodoro, 170. “Inauguramos em maio de 2024, e hoje empegamos cinco mulheres que superaram o vício em drogas e a situação de rua. A formalização desses empregos só foi possível graças ao curso profissionalizante de culinária oferecido às acolhidas da comunidade”.
Segundo Marcílio, o projeto é viável graças à parceria com empresários e ao apoio da comunidade, que adquire os produtos.
Jéssica Martins de Castro, responsável pela Confeitaria, reforça que todas as atividades têm como foco principal a recuperação e o amparo a mulheres em situação de vulnerabilidade. “Trabalhamos com quem já se recuperou e hoje está conosco e, com o apoio da Janete e do Marcílio, coordeno a produção e as vendas dos nossos produtos”, explicou.
Jéssica está na comunidade há três anos, começou como monitora auxiliando no cuidado das acolhidas, e hoje lidera a produção da confeitaria. “Aqui acolhemos pessoas que perderam a motivação de viver, desacreditadas de si mesmas. Com este trabalho, mostramos que elas são capazes. A concretização da Confeitaria é mais uma oportunidade para a comunidade participar ativamente da transformação dessas vidas”, conclui.