O prefeito de Neider Moreira (PSD), irá viabilizar um grande investimento na área cultural de Itaúna, a partir da criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano.
A efetivação da Secretaria é um antigo sonho da classe artística da cidade e, ao lado da iniciativa, será inaugurada a Escola Pública de Cultura, Artes e Turismo com o objetivo de atender artistas itaunenses, profissionais das diversas áreas da economia criativa, dos artesãos aos promotores de eventos e organizadores das tradicionais festas da cidade, como folias de Reis, Congado, Carnaval, cursos e oficinas artísticas.
A escola também vai elaborar projetos de integração do turismo local e regional, além de poder oferecer cursos com profissionais de diversas áreas. Ainda nesse mês, o projeto de lei para a criação da Secretaria será encaminhado à Câmara.
Com a conclusão do projeto “Escola Aberta”, a prefeitura realizou estudos para implantar um novo formato para atender toda população e buscar um espaço para adequar as oficinas de formação e abrigar projetos que já existem, como o de Capoeira, a Banda Marcial e a Sagrado Coração, a Orquestra de Câmara, além dos corais Una Voz e Querubim. Todos estes projetos serão geridos pela nova Secretaria de Cultura e Turismo.
Projeto da Escola de Cultura, Artes e Turismo vem sendo acalentado desde 2018
Segundo o gerente de Cultura, Ilimane Lopes (Joe) os estudos para a criação da Escola de Cultura, Artes e Turismo vem sendo feitos desde meados de 2018 e agora, finalmente, vão sair do papel e virar realidade. “A unidade será a primeira escola pública de formação artística e cultural de Itaúna e vai atuar nas linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo artistas da dança, das artes cênicas, da música popular e clássica, do artesanato, além da fabricação de instrumentos, entre outras. E com a expansão da gestão do turismo local dentro da nova Secretaria, o intuito é ofertar um organograma em níveis regional e nacional para que os nossos profissionais consigam, através dos cursos e oficinas, o conhecimento para trabalharem com projetos de forma sólida e segura”, informou.
Escola de Artes será construída na área externa do Espaço Cultural
A escola de Cultura, Artes e Turismo será construída na avenida Jove Soares, no local conhecido como ‘área externa do Espaço Cultural’. “Em 2019, brincamos que iríamos construir um MASP, Museu de Arte de São Paulo, aqui em Itaúna. Da brincadeira, os estagiários de arquitetura da Gerência de Cultura desenvolveram o projeto que foi aprovado pelo prefeito sem nenhuma ressalva. Iniciamos o planejamento da maior obra cultural da História de Itaúna, que contará com um prédio moderno, de quatro andares, com acessibilidade, elevador, estacionamento, aproximadamente 50 salas para as oficinas culturais e área de eventos no terraço. No térreo, haverá uma grande área de circulação que receberá mensalmente, feiras de artesanato e outros eventos”, pontuou.
A previsão é que a obra seja iniciada em maio de 2022 e seja entregue em 2024. O valor estimado para esta Escola de Artes é de R$ 7 milhões.