CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES – Kaio Augusto

O Jornal S’PASSO destaca nessa edição Kaio Augusto Honório Alves Guimarães, do PSC

0
968

Filho do engenheiro Luiz Augusto Guimarães, que foi secretário de Obras do governo Francisco Ramalho (1982-1987) e de Adálcia Guimarães, casado há oito anos com Leda Guimarães, o vereador Kaio é empreendedor desde os 19 anos, quando abriu uma construtora e levantou diversos prédios na cidade. Desde então, investiu também no ramo alimentício, hoje é proprietário da PegPizza e da Panificadora Dona Menina, ambas localizadas na Avenida Jove Soares. Kaio diz que sempre teve vocação para o bem comum, atuou como pastor voluntário numa cidade vizinha durante oito anos e trabalhou como engenheiro no canteiro de obras. Por um pedido de amigos, familiares, da sua igreja local e por entender “ser um chamado de Deus”, Kaio se candidatou pela primeira vez a vereador em 2020, e se elegeu sendo o 7º mais votado em Itaúna, com 651 votos.

Bolsonarista e oposição ao prefeito

Bolsonarista e oposição ao prefeito Neider Moreira (PSD). A primeira rotulação ele aceita com orgulho, aliás é um dos mais apaixonados defensores do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) em Itaúna. A segunda, ele rejeita, como outros desse grupo. “Não me vejo necessariamente como oposição ao atual prefeito, a minha atuação é pautada em primeiro lugar nos interesses do povo de Itaúna, independente da pessoa de autoria dos projetos de lei.  É por este motivo que proponho projetos que transformarão a realidade de nossa cidade. Seja como o seguro anticorrupção, o da funerária, que acabaria com o monopólio em nossa cidade, de proteção às mulheres, idosos e às nossas crianças! Vivemos tempos em que é preciso um cuidado especial com a nossa população”, pontua.

‘Leis Kaio’

O jovem vereador não é muito de apresentar indicações de obras e serviços, prefere projeto de leis. Privilegia o debate e, muitas vezes, a polêmica. Entre as principais promessas de campanha os projetos de lei do Direito Na Escola e do Seguro Anticorrupção, foram levados adiante no plenário. O Direito na Escola tornou-se lei, e já está funcionando em instituições de ensino no município. “Já o Seguro Anticorrupção foi vetado pelo Exmo. Prefeito”, lamenta. Afirma que quanto à dinâmica dos projetos da Câmara, acompanha de perto a essência de todas as proposições, não somente as suas, “é meu dever enquanto vereador”.

Interlocução difícil

Ele afirma que faz o seu trabalho independente do executivo e se o mesmo não atende a alguma demanda, o maior prejudicado é o povo. “O papel de um gestor sério é atender às necessidades da população independentemente do vereador que a levar ao executivo”, ensina.

Mais que desafio, ser vereador é uma honra

Ocupar o cargo de vereador para Kaio Guimarães constitui numa “honra primordial”, pois tornou-se “representante do povo”. Diz que essa é a sua bússola para cada tomada de decisão. No entanto, para realizar isso com excelência é necessário estar alinhado com as necessidades das pessoas, aí está o grande desafio, que é o de aproximar a população da política municipal. “Esse é o caminho para a transformação a qual me proponho desde o início do mandato. E de fato temos conseguido alcançar esse objetivo, a maior prova disso está no aumento da presença de pessoas de todas as classes em diversas reuniões da Câmara Legislativa”, considera.

O eleitor é que deverá avaliar o vereador

Para Kaio, quem deve avaliar os vereadores, incluindo ele, é o eleitor, além de cada um a si próprio. “Todos na Casa ocupamos lugares iguais, mas num contexto geral somos uma câmara dinâmica e que representa a população em sua diversidade, composta por muitos vereadores atuantes e que trabalham em pautas importantes para nosso município”.

Religião e família

As pautas polêmicas que o novato vereador defende e as que combate passam, necessariamente, pela questão da família tradicional e da religião. Para ele, sem entrar mais profundamente no tema, qualquer pessoa que ouve ou lê suas palavras não ouve ou lê somente um fragmento de quem é. “É somente o Kaio mesmo. Constituído pelo seu ser, suas vivências, formação, seus princípios e seus valores. Portanto, o cidadão itaunense verá somente o Kaio, defendendo aquilo em que acredita, mas sobretudo, priorizando o bem de toda a população de Itaúna, cidade a qual representa”, disse.

Prefeito em 2024

Ele que chegou a insinuar uma pré-candidatura a deputado estadual e, nas brincadeiras ou nas previsões para 2024, vê seu nome sendo citado para eleições ao executivo. Sobre a candidatura à Assembleia Legislativa disse que recuou porque esta poderia inviabilizar a eleição do deputado Gustavo Mitre (PSB), “já atuante em Itaúna”. Quanto ao futuro de Itaúna, “ver o Jornal S’PASSO, bem como a população em diferentes lugares, citar o meu nome para prefeito em 2024 realmente me deixa muito grato”. Na sua avaliação existem outros políticos que são “capacitados, honestos, transparentes, bons gestores da sua vida pessoal, trabalhadores e comprometidos com a cidade”. Mas, não deixa de afirmar que o seu nome está à disposição, “aceitei o chamado de Deus para vereança e, se for essa a vontade d’Ele, bem como a do povo, aceitarei novamente esse chamado. Ser prefeito é uma missão, a qual carrega responsabilidade ainda maior”.

Apoios já definidos para 2022

“A escolha dos candidatos é uma grande responsabilidade do eleitor, pois somente é possível transformar a política através das urnas, elegendo pessoas capazes e que possuem os valores que a nação brasileira precisa”, enfatizou.

São essas as escolhas de Kaio Guimarães para o próximo domingo, dia 2 de outubro: para deputado federal – Lucas Gonzalez, candidato à reeleição. Ele destaca que o deputado Lucas, no momento da pandemia, em que Itaúna mais precisou, enviou recursos para a saúde de mais de meio milhão de reais, além de intermediar um ônibus para a educação. “De caráter íntegro, ficha limpa e que trabalha por Minas Gerais”.

Para deputado estadual apoia Gustavo Mitre, candidato à reeleição. “O deputado Gustavo fez por Itaúna o que nenhum outro deputado jamais havia feito. Este é um voto de reconhecimento do seu trabalho pela nossa cidade”. Para Senador vota em Cleitinho Azevedo e afirma que a sua candidatura é algo totalmente inédito para a região centro-oeste de Minas. “Ter um representante no Senado tão próximo é muito interessante para Itaúna, pois a canalização dos recursos será muito mais provável do que com qualquer outro candidato”, avalia.

Apoia o governador Romeu Zema à reeleição e aposta que ele representa a “Nova Política”, que traz a eficiência do setor privado e que colocou as contas do estado em ordem. “Esse também é um voto de reconhecimento pelo trabalho executado”, pontua.

E finalmente, para presidente da República, Jair Bolsonaro. “O presidente Bolsonaro constituiu ministros com caráter técnico, defende a liberdade econômica e o conservadorismo. Bolsonaro restituiu o orgulho pela pátria e incluiu o povo brasileiro na política”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 − 1 =