CONHECENDO MELHOR OS VEREADORES DE ITAÚNA

Na sequência dessa série de reportagens com os parlamentares itaunenses, o Jornal S’PASSO destaca a atuação de Antônio de Miranda Silva (PSD)

0
1388

A trajetória política do vereador Antônio de Miranda Silva (PSC), o Toinzinho do Sô João, começou há alguns anos, quando ainda era muito jovem, no armazém do pai, no bairro Irmãos Auler. Ali, o então prefeito Hidelbrando Canabrava Rodrigues, o Bandinho, convidou o Sô João para entrar na política e ser candidato a vereador do seu partido, o PDS. O mesmo não aceitou e indicou o filho Toinzinho para representar a família. O rapaz topou na hora e foi candidato a vereador, em 1996, eleito aos 25 anos, com 438 votos. Vieram outras eleições e o vereador ganhou experiência e conquistou mais votos: 419 no ano 2000; 1.069 em 2004; 2.463, em 2008. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito na chapa vitoriosa de Osmando Pereira da Silva, que obteve 28.560 votos. Em 2014, arriscou uma candidatura a deputado estadual, ficou na segunda suplência com 17.305 votos. Foi eleito vereador novamente em 2016, com 1.471 votos; e em 2020, com 1.528 votos, para o seu sétimo mandato. Na Câmara, hoje, é uma espécie de líder da oposição, orientando os mais jovens e novatos na política – como o fizeram no passado os ex-prefeitos Bandinho e Osmando –, embora tenha reafirmando que não é líder de oposição e nem dos neófitos que o cercam.

Quem é o Toinzinho do Sô João?

Ele tem 51 anos, nasceu na cidade de Crucilândia. É filho de Nevita Miranda e João Maria Silva e tem seis irmãos. Casado com a professora Verônica é pai de dois filhos. Começou a trabalhar com 12 anos como cobrador de ônibus e foi servente de pedreiro, engraxate, funcionário de olaria, catador de sucatas, vendedor ambulante, de picolé, chup-chup, doce, verduras, frutas etc.. Trabalhou nove anos em padarias e também foi comerciante junto com o pai no bairro Irmãos Auler, numa pequena mercearia. Isso tudo, até ingressar na vida pública, onde está até hoje com dedicação exclusiva. “Assim, só tenho a dizer que sou muito grato ao povo de Itaúna pela confiança que sempre teve em mim e em meu trabalho”, ressalta.

Atuação em todas as áreas

Questionado sobre sua bandeira como vereador, diz que procura “com muito zelo e dedicação”, trabalhar em prol do crescimento e desenvolvimento de Itaúna atuando em todas as áreas com prioridade na saúde, educação, segurança pública e na busca constante de geração de empregos e renda para o município.

 Quem são os principais parceiros nas suas atuações?

A pergunta foi respondida de forma genérica ao dizer que os principais parceiros são: “Deus, a família e o povo de Itaúna como um todo, a quem sou muito grato pelo carinho e pela confiança”. Mas ele tem defendido, especificamente, a atuação do deputado estadual Gustavo Mitre (PSB), que até há pouco pertencia ao seu partido, o PSC.

Principais desafios do vereador

Antônio de Miranda diz que são muitos os desafios, que ele não especifica quais, que o movem a continuar, já que está em seu sétimo mandato e não pretende parar por enquanto. “O desafio é grande, mas quando você trabalha com amor e dedicação as coisas ficam mais fáceis. Além do mais, o povo de Itaúna é um povo muito ordeiro, trabalhador e Itaúna é uma cidade progressista, graças ao trabalho do seu povo”, analisa.

Líder da oposição

Sobre o rótulo de “líder da oposição”, o vereador do PSC afirma que não o incomoda, mas isso não corresponde à verdade, já que existem outros colegas com maior projeção no grupo que hoje se opõe à política do prefeito Neider Moreira (PSD). “Na verdade, eu sou apenas um colega de bancada que procura ouvir muito e aprender com meus colegas a cada dia, o que deve ser feito para o bem da cidade”, afirma.

Futuro político

Ele diz não descartar uma eventual candidatura a prefeito nas próximas eleições, principalmente pela experiência que adquiriu como vice-prefeito e vereador, e por ter tido seu nome bastante evidenciado nas eleições passadas. “Quase todos os dias recebo manifestações das pessoas por onde vou. ‘Está na hora’. ‘Tem que ser você’. ‘Você tem experiência’. Então, vou avaliar com a família, os amigos, o partido e colocar o meu nome à disposição. Contudo, pedindo a Deus sabedoria, porque ser prefeito de Itaúna é uma honra, mas uma responsabilidade muito grande também”, considera. Ele ressalta que nesses sete mandatos, acompanhando a trajetória de três prefeitos diferentes, tem condições de avaliar o que deu certo, o que deu errado e não repetir erros. Diz que irá refletir melhor como serão os direcionamentos para 2024, a partir do próximo ano.

Cabo eleitoral

Antônio de Miranda não esconde que já está em campanha pela reeleição do deputado estadual Gustavo Mitre (PSB), a quem endereça muitos elogios pelo trabalho por Itaúna em apenas um mandato.  Acredita que a cidade só tem a ganhar com o segundo mandato, com mais experiência. Para federal, ele diz que tem apreço pelos três nomes: Gláucia Santiago (PL), Marcinho Hakuna (Avante) e Osmando Pereira (União Brasil). Até como vereador não quis buscar emendas de parlamentares de fora como forma de ficar à vontade para apoiar um candidato de Itaúna, uma vez que entende que passou da hora da cidade eleger seu representante em Brasília. Chegou a falar isso para Hakuna, a quem prometeu apoiar, mas aí veio a candidatura do Osmando, que é do seu grupo e do qual foi vice-prefeito. Assim, mantendo essas candidaturas, ele irá apoiar o ex-prefeito Osmando e o deputado Mitre, torcendo para que os dois tenham sucesso.

Governo Zema

Antônio de Miranda diz que estará apoiando a reeleição do governador Romeu Zema, pois acredita nele. E na sua avaliação, Zema fez um bom mandato à frente de Minas Gerais.

Melhor projeto para o país

Sobre as eleições presidenciais, o vereador afirma que se o PSC não lançar um nome, ele irá apostar naquele que tiver “melhor projeto para o país”. Diz não querer entrar nessa disputa entre direita e esquerda, pois pensa que é necessário que nesse momento de grande debate ideológico as pessoas devem se unir em favor do país, para evitar maiores problemas e conflitos nas ruas.

Bolsonaro

Na sua avaliação o presidente da República está fazendo um bom trabalho, mas que ele erra ao projetar o seu mandato acima das pessoas e das leis. “Mas, não posso dizer que ele está fazendo um mal governo, não. Não quero entrar nessa polêmica, respeito todos os grupos e penso que o momento é de respeito entre todos”, pondera.

 A Câmara de hoje

O mais antigo dos vereadores faz questão de dizer que sempre teve boa convivência com todos os seus colegas durante os sete mandatos. Que aprende muito com os dezesseis, em todos os tempos de atuação e referente ao perfil de cada um. “Agora, sobre o mandato atual, eu percebo que tem bons vereadores atuantes, dedicados, porém a crítica construtiva que deixo aqui é que devemos sempre buscar e cumprir os deveres do Poder Legislativo, com muita responsabilidade e sempre ouvindo o artista principal, que é o povo, o cidadão itaunense, o eleitor. Aquele que nos confia seu bem precioso, o voto. Precisamos ser melhores a cada dia na busca incansável da melhoria da qualidade de vida do cidadão itaunense”, ensina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois + treze =