O estreante vereador Tidinho, ou Aristides Ribeiro de Carvalho Filho, 48, foi eleito em 2020 com 552 votos pelo Partido Social Cristão (PSC). Tidinho é itaunense, amante do futebol e comerciante de profissão. Caçula de uma família de onze irmãos é casado com Lúcia Rosalina dos Santos e pai de dois filhos. Desde 1987, trabalha no comércio: começou na antiga Casa Natal e ainda hoje atua como comerciante no setor de óleos automotivos. O esporte, o comércio e principalmente a família atuante na política o levaram também para esses caminhos. Desde a infância ajudava o pai na entrega de “santinhos” dos candidatos. Por causa desse envolvimento foi incentivado a ingressar na vida pública. Em 2012 filiou ao PTC, foi candidato a vereador, obtendo 409 votos e ficou na segunda suplência.
Muitas bandeiras, inúmeras preocupações
Para Tidinho, o vereador não pode ficar limitado apenas a uma bandeira política, pois deve atuar juntamente com o povo, atendendo sempre ao seu chamado. “Temos que trabalhar ouvindo as demandas da comunidade, mas as minhas maiores preocupações e lutas são por creches, saúde e emprego. Tenho buscado junto a deputados e empresas, parcerias para construção e reforma de creches, melhorias nos postos de saúde e emprego para a população. Tenho uma parceria com associações comunitárias e ONG’s sempre visando o bem comum da população itaunense. Então, se tiver que levantar uma bandeira, essa será a social”, esclarece.
Vereador da base: melhor trânsito no governo
Tidinho faz parte do grupo de parlamentares que apoia o prefeito e, mesmo sendo do PSC, que teoricamente não está entre os partidos que apoiaram a reeleição de Neider, ser um vereador da base ou da situação, é estar próximo das demandas da população, com melhor trânsito no governo. “A base principal do governo é a população. Estar na base proporciona uma melhor relação com o Executivo e quem ganha com isso é a comunidade”, justifica.
Bom relacionamento com os colegas
Sobre os resultados desse primeiro mandato, Tidinho como sempre foi econômico nas palavras, mas disse considerar que os colegas – e ele próprio – estão empenhados em construir uma Itaúna melhor nas questões da geração de emprego e renda, da saúde e da educação. “Quando se entra na política você passa a defender uma bandeira que se chama população e cidade. Penso que todos ali estão com esse propósito. Meu relacionamento com os colegas é bom, somos empenhados em sempre buscar uma situação melhor para a cidade de Itaúna”, pondera.
“O futuro que eu quero é continuar trabalhando”
Para o vereador, sua rotina é levantar cedo, atender a comunidade, as demandas e correr atrás de projetos para que a cidade esteja em constante evolução. “Politicamente gosto muito de ajudar a população e, para o futuro, o que eu penso é continuar trabalhando, até o dia que Deus permitir, pois o mandato é do povo. Então, meu objetivo maior é continuar empenhado em prol da população itaunense”, salienta.
Eleições 2022
O vereador revela que estará em campanha nas eleições 2022 com os nomes do repórter Rafael Martins (PSD) para deputado estadual e de Paulo Abi-Ackel (PSDB) para deputado federal. O primeiro já destinou para Itaúna R$ 204 mil e o segundo, mais de R$ 5 milhões de emendas impositivas. Para os cargos de governador e presidente da República, o vereador afirma que ainda não se decidiu. “Estou analisando”, afirmou.