O novato vereador Ener Batista Morais Moreira, 38, foi eleito pelo PSL com 305 votos. Ele é itaunense, casado com Fátima e pai de Miguel e Nícolas. Filho do Pastor Ênio é policial penal há 12 anos, formado em Educação Física pela Universidade de Itaúna, faixa preta de Taekwondo (2 Dan). Evangélico, seu envolvimento com a política iniciou cedo e, desde criança acompanhava os tios Nelson Batista (Nelsinho da Prefeitura) e Lúcia Nogueira (Lúcia Pitita) nas campanhas eleitorais. “Eles são minhas maiores referências políticas de gosto das orientações e opiniões deles. Só me candidatei com consentimento deles. Além da influência política, ambos são exemplos de vida pra mim”, pontua.
O prefeito não tem oposição
Ener afirma que não se considera um vereador de oposição, mas, independente, e faz questão de dizer que está pronto a votar com o prefeito quando os interesses do município prevalecerem. “Estou com o município, responsavelmente irei votar favorável e o que não for interessante, irei contra, simples. Faço a ressalva que em Itaúna o atual prefeito não tem oposição. Um opositor de verdade se opõe a tudo que a situação propõe, até para as proposições boas, e isso não ocorre em Itaúna”, ressalta.
Não sou uma pedra no caminho
O vereador reforça que não faz críticas pesadas nem gratuitas ao prefeito, “porque ele foi o escolhido para administrar nossa cidade e isso tem que ser respeitado”. E que não pode ser “uma pedra no caminho” do chefe do executivo, que precisa governar a cidade. Diz torcer para que sua gestão seja boa para Itaúna, pois isso reflete sobre todos nós.
Mesmo não sendo muito atendido, agradece
Realmente por ser um “vereador independente” e não da base, ele constata que infelizmente a maioria das demandas que apresenta não é atendida, “e lamentavelmente quem fica prejudicado com esse tipo de ‘política’ é o cidadão”. Ainda assim, expressa sincera gratidão aos secretários e servidores que atendem suas indicações e cumprem de verdade com as responsabilidades. “Aos que não atendem por mero cunho político, lamento e torço para que percebam que nós políticos somos passageiros e temporários e que precisamos fazer o melhor nessa oportunidade que nos confiaram”, considera.
O maior desafio é a falta de comunicação
O maior desafio que sente é o de fazer as pessoas entenderem o que acontece na política local, pois muitas vezes não depende de o político fazer ou deixar de fazer algo. Ener diz se sentir frustrado em não ter êxito nessa falta de comunicação de uma forma geral.
Cada um com sua característica
Ener afirma que faz com muita prudência uma avaliação dos colegas vereadores, pois cada um tem sua representatividade e característica. “Procuro ter um bom relacionamento com todos os vereadores, estou apto e disposto a conversar com todos em prol de Itaúna. Um mandato é uma responsabilidade muito grande, mexe com as nossas vidas. Então, desejo a todos muita sabedoria e discernimento para cumprirem com esse cargo que nos confiaram e que exige muita responsabilidade”, analisa.
Bom relacionamento com os pares
Na maioria dos documentos e tramitações, a assinatura de Ener aparece com frequência nos apoios aos colegas Toinzinho, Márcia Cristina, Edênia Alcântara, Joselito Morais, Gustavo Barbosa e Kaio Guimarães. “Esses são os que mais caminham comigo e eu com eles. Mas faço questão de reforçar que acredito me entender bem com todos”, reforça.
Pautas cristãs
O vereador Ener é antes de tudo evangélico, mas faz questão de dizer que as pautas que defende são cristãs. “Hoje, nós cristãos, não podemos fazer acepção das denominações, pois estamos entendendo que o cerne dos ataques às liberdades religiosas é, principalmente, pela intolerância. Temos que nos unir nessa batalha, inclusive espiritual, para não ficarmos fragilizados. O Estado é laico, e eu enquanto legislador estou declinado a todos, cristãos ou não, mas quando as pautas ameaçam os ensinamentos de Cristo, que é o que acredito, irei defendê-las”, pontua.
Ele afirma que os evangélicos hoje estão mais participativos, inclusive na política local, o que o deixa muito feliz. “Precisamos ainda despertar mais irmãos para a política. Hoje, os cristãos além de se posicionarem nas pautas apresentadas, também entendem da importância de intercederem no âmbito espiritual dos políticos”, observa.
Conservador, de Direita e Cristão
Ele se considera conservador, de direita e cristão, que procura defender e se posicionar em favor dessas pautas. Por ser servidor público e conhecer as dificuldades administrativas que enfrentam, se coloca como defensor do funcionalismo e diz que não irá votar contra eles. “Nas votações polêmicas sempre tento fazer enquetes nas minhas redes sociais e também busco conselho com os familiares e amigos próximos”, revela.
Ainda é cedo para falar de futur.
O parlamentar diz que ainda é cedo para falar do futuro e que seu foco hoje é fazer um bom mandato, “com responsabilidade e respeito”. Mas, não deixa de se colocar para alguma possibilidade política adiante e que, para isso, sente-se preparado.
Com Bolsonaro e Carlos Viana
Ener Batista, bolsonarista convicto, não titubeia ao dizer que apoia a reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e para governador, “o indicado do presidente Bolsonaro, o Carlos Viana”.
Apoio a Mitre, Marcinho Hakuna e Cleitinho Azevedo
O vereador não esconde seus votos, para senador: Cleitinho Azevedo (PSC), deputado federal: Marcinho Hakuna. (Avante) e deputado estadual: Gustavo Mitre (PSB).