Conselho Tutelar pede melhorias e anuncia ações para engajamento da população

0
169

O Conselho Tutelar enviou ofício à secretaria de Desenvolvimento Social solicitando melhorias na estrutura do órgão. Com um cadastro de quase 10 mil usuários e cerca de mil casos ativos, o órgão tem como desafio atender às demandas crescentes de prestação de serviços.

Segundo os conselheiros, há uma série de desafios, principalmente relacionados à falta de recursos e estrutura. De acordo com a conselheira tutelar Adriana Mara Guimarães, as dificuldades vão desde a escassez de ferramentas de trabalho, como computadores, até a falta de funcionários para serviços gerais e motoristas. 

“Já enviamos ofício para a nova gestão e recebemos a visita da atual Secretária de Desenvolvimento Social, Gláucia Santiago. Pedimos a valorização dos conselheiros tutelares, pois atualmente, somos autônomos e não temos direito a benefícios que os outros servidores recebem. Essa situação impacta diretamente na qualidade do atendimento e a capacidade de os profissionais desempenharem suas funções com a devida dedicação e segurança”. 

 “O apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social é um passo importante para a melhoria do atendimento e para a promoção de mais dignidade aos profissionais”, pontua. 

Conscientização 

Um dos principais objetivos do Conselho Tutelar é conscientizar a população sobre a importância de seu papel. O órgão não é punitivo, mas sim um agente de orientação e encaminhamento para outros serviços como o CRAS, CREAS, saúde mental, e escolas. O órgão também esclarece como proceder em casos de denúncias de violência, abuso ou negligência, além de garantir o sigilo das informações recebidas. 

Para reforçar esse trabalho, o Conselho Tutelar já planeja a realização de campanhas de conscientização, como o ‘Maio Laranja’, que alerta sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. “A campanha visa sensibilizar a população e engajar diversos setores da sociedade na proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, explica Adriana. 

Em outubro, o Conselho também pretende promover outra ação para reforçar seu papel e envolver a comunidade. Embora o nome da ação ainda não tenha sido definido, a proposta é educar a sociedade sobre a missão do Conselho Tutelar, como denunciar casos de violência e garantir que os direitos dos menores sejam respeitados. 

Participação

A conselheira Adriana Guimarães convida toda a sociedade itaunense para se envolver ativamente nessas campanhas e ações. “Queremos criar um espaço de diálogo e conscientização, envolvendo todos os órgãos públicos, como o Poder Judiciário, a Promotoria, as polícias Civil e Militar, a Secretaria de Saúde, de Educação e outros, para trabalharmos juntos na proteção de nossas crianças e adolescentes”, afirmou. 

O Conselho Tutelar de Itaúna está localizado na Rua Josias Machado, 69. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para mais informações, o telefone de contato é (37) 3249-9124.