O nome de Gláucia Santiago era certo como vice-prefeita na chapa de Gustavo Mitre (PR), em conversas de bastidores, desde que ela deixou o governo municipal para assumir temporariamente o mandato de deputada federal, como suplente do PL, na vaga do cabo Júnio, que está se candidatando à Prefeitura de Contagem.
Porém, em reunião do PL realizada na tarde de ontem, 2, ficou definido que o nome será mesmo da família do ex-prefeito e ex-deputado Bandinho, mas não o de Gláucia e sim do seu filho, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto, candidato à vice do Mitre. A chapa será homologada durante as convenções do PL e do PR, marcadas para este sábado (3).
Hidelbrando Neto é Engenheiro de Minas, formado pela UFMG em 2013, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Concursado de 2014 a 2021 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, passando pelos cargos de gestor ambiental, coordenador de fiscalização, superintendente da regional Alto São Francisco, superintendente da regional Central Metropolitana, subsecretário de regularização ambiental e secretário executivo da Semad, Copam, Conselho Estadual de Política Ambiental, e CERH-MG, Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Atualmente trabalha como consultor ambiental.
Netinho, como é conhecido, foi um dos articuladores da posse de Gláucia na Câmara Federal e é o conselheiro político da mãe que vai continuar atuando como parlamentar em Brasília e, claro, apoiando a chapa Mitre/Netinho para a sucessão do prefeito Neider Moreira (PSD).