Coordenadora do CREAS diz que projeto “Itaúna Mais Vida” vai potencializar programas e políticas públicas de assistência social

Município será contemplado com R$ 813 mil e depois que recursos chegarem, edital será publicado para que os candidatos possam reivindicá-los

0
566

O projeto “Itaúna Mais Vida- Fora da Rua, Dentro da Vida” que está sendo viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com várias entidades do município vai ampliar os serviços de atendimento às pessoas em situação de rua. A iniciativa também pretende potencializar programas e políticas públicas que já estão acontecendo no município, resultado da união de vários esforços para a reintegração das pessoas em situação de rua às suas redes familiares e comunitárias. Por meio do trabalho das equipes do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial esses cidadãos são amparados, encaminhados e atendidos de acordo com a necessidade individual.

O Jornal S’PASSO conversou com a coordenadora do CREAS, Kátia Maria de Freitas Camargos, sobre o funcionamento deste programa.  

O projeto Itaúna Mais Vida

O Projeto ITAÚNA MAIS VIDA – FORA DA RUA, DENTRO DA VIDA – vai intensificar o trabalho de desenvolvimento social e conscientizar a população em vulnerabilidade para a importância de participar de programas assistenciais. Este desafio exige tempo, amor, compaixão e cidadania e, por isso, é imprescindível a parceria entre a Prefeitura e as entidades assistenciais e filantrópicas do município.

Principais serviços oferecidos

– Abordagem social; Atendimento técnico socioassistencial especializado; Suporte e apoio psicossocial; Acesso à documentação oficial, encaminhamento para emprego e orientações; Cadastro para os programas sociais (municipal, estadual e federal); Orientações de autocuidado; Encaminhamento para o Pronto Socorro.

O embrião e os objetivos do “Itaúna Mais Vida”

O projeto Itaúna Mais Vida nasceu da necessidade de enfrentar os desafios relacionados à população em situação de rua em Itaúna. Embora os números mostrem pouco mais de 30 pessoas nessa situação, há obstáculos a serem superados, como resgate de vínculos familiares e sociais. Ele busca promover a reintegração dessas pessoas às suas redes familiares e comunitárias, oferecendo oportunidades, apoio social e encaminhamentos para os serviços necessários, promovendo a integridade física e emocional para que o cidadão desenvolva autonomia e consiga sair dessa situação difícil.

Perspectivas de impacto

As perspectivas de impacto deste projeto são promover a reintegração social das pessoas em situação de rua, resgatando vínculos familiares e sociais. Além disso, espera-se conscientizar a população sobre a importância de participar de programas assistenciais e oferecer suporte necessário para superar os obstáculos enfrentados por essas pessoas. O projeto busca melhorar as condições de vida e oferecer oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal, contribuindo para a redução da situação de rua e o aumento da qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social.

Andreia Vaneto, do CRAS Francisco Ramalho, ressalta a união de esforços

Andreia Vaneto coordenadora do CRAS  Prefeito Francisco Ramalho ressalta que o proejto “Itaúna Mais Vida” nasceu da união dos esforços de diversas secretarias municipais, instituições públicas e filantrópicas, devido à necessidade de divulgar melhor os serviços oferecidos que acontecem diariamente no município para as pessoas em situação de rua.

Em plena execução

Como é um projeto de divulgação das ações já desenvolvidas pelas entidades de assistência social, ele já acontece, ou seja, ele já está sendo executado. Os trabalhos oferecidos pela prefeitura em parceria com várias instituições são muitos, a exemplo do Acolhimento Institucional do Albergue Fraterno Bezerra de Menezes, com documentos e orientações às pessoas necessitadas; o Posto de Atendimento ao Migrante que fornece alimentação e serviços de higiene; o  Centro de Apoio dos Irmãos em Situação de Rua da Paróquia de Sant’Ana, além de assistência jurídica e da ação da defensoria pública.

Envolvimento da sociedade

Itaúna é referência em Assistência Social no Estado e nosso objetivo é reaproximar as pessoas em situação de rua das inúmeras instituições da sociedade. Sabemos que os projetos, programas e políticas públicas são resultados da união de esforços e sempre trabalhamos para possibilitar a reintegração das pessoas em situação de rua às suas redes familiares e comunitárias.

Obstáculos a serem vencidos

O projeto Itaúna Mais Vida – Fora da rua, dentro da vida – vai intensificar o trabalho de desenvolvimento social  e conscientizar a população em vulnerabilidade para a importância de participar de programas assistenciais. Este desafio exige tempo, amor, compaixão e cidadania e, por isso, é imprescindível a parceria entre a Prefeitura e as entidades assistenciais e filantrópicas do município. Apesar dos resultados mostrarem pouco mais de 30 pessoas em situação de rua em Itaúna, há obstáculos a serem superados, como o resgate de vínculos familiares e sociais dessas pessoas. Muitas, têm resistência em sair da realidade em que vivem mesmo com a oferta de novas oportunidades e emprego.