A febre entres os amantes do futebol, colecionar figurinhas dos atletas e tudo a que se refere às copas do mundo é uma tradição que acompanha várias gerações e na copa do mundo do Catar 2022 não é diferente, com a aproximação do campeonato mundial de futebol uma pesquisa realizada pela empresa de pagamentos Cielo, apontou que as bancas de revistas de todo o país tiveram um impulsionamento nas vendas e aumento de até 347,1%. Este percentual foi apurado após a semana seguinte ao lançamento do álbum em 18 de agosto, comparando-se a igual período da semana em 2021
O efeito álbum tem sido diluído nas semanas seguintes. De 28 de agosto a 3 de setembro, houve um aumento de arrecadação de 262,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Na semana de 4 a 10 de setembro, o aumento foi de 161,5%. De 11 a 17 do mesmo mês, o crescimento foi de 136,5%. Já de 18 a 24 de setembro, as bancas aumentaram o faturamento em 125%.
Em Itaúna vendas apresentam queda nos últimos dias
Consultando a mais tradicional banca de revistas de Itaúna localizada na Praça da Matriz, o proprietário informa que as vendas têm sofrido uma representativa queda nas últimas semanas. Segundo Toninho, apesar dele não conseguir quantificar o volume de venda total, hoje se vende 90% a menos do que quando do lançamento do álbum. Os clientes preferencialmente adquirem o modelo de capa mole, já que o capa dura tem um valor mais agregado.
Trocas continuam
Outra movimentação importante no mercado dos álbuns de figurinhas da copa, é o mercado de troca e venda no paralelo, onde as figurinhas comuns são trocadas 1×1, e as especiais, valem geralmente 1×4, sem falar das legendárias que podem valer bem mais principalmente quando o colecionador a tem como repetida.
O álbum completo
O álbum da Copa do Catar tem espaço para 670 figurinhas. Para completá-lo é preciso adquirir, no mínimo, 134 pacotinhos. Equivalem a um investimento inicial de R$ 534, tirando os R$ 12 do álbum, sem capa dura.