Corrida eleitoral: Gláucia Santiago é a única mulher, até agora, a colocar o nome para a disputa majoritária em 2024

“Minha bandeira é Itaúna e minha biografia fala por si. Ao longo dos anos foram muitas conquistas trazidas para a cidade, como vereadora e vice-prefeita”

0
615

O Jornal S’PASSO inicia nessa edição uma conversa com os pré-candidatos a prefeito de Itaúna e a vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) é a primeira entrevistada. Desde a eleição passada em que foi vitoriosa na chapa do prefeito Neider Moreira (PSD) que o nome de Gláucia é colocado como um dos principais concorrentes ao cargo. E ela nunca escondeu isso, embora nos últimos meses tem se postado como postulante à chefia do executivo, inclusive sendo citada entre os primeiros pré-candidatos nas pesquisas que tratam das eleições 2024.

Gláucia é formada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna e trabalhou por 40 anos no Cartório de Registro de Imóveis.

Sua vida política iniciou-se aos 12 anos de idade, sempre acompanhando o pai Hidelbrando Canabrava (Bandinho) em seus mandatos como prefeito e como deputado estadual. Candidatou-se ao cargo de vereadora pela primeira vez no ano 2000, exercendo a vereança no período de 2001 a 2008, retornando à Câmara entre os anos 2017 e 2020. Nas três candidaturas, obteve expressiva votação, sendo a primeira mulher com maior número de votos na eleição de 2004.

Na vereança, participou, dentre vários conselhos municipais, como membro do Conselho da Mulher e atuou junto aos governos estadual e federal, trazendo inúmeros benefícios para a cidade, principalmente na área de saúde.

Gláucia hoje é vice-prefeita e 1ª suplente para deputada federal (legislatura 2023 – 2026).

1. Por que está colocando seu nome como pré-candidata a prefeita de Itaúna? Você defende uma bandeira política? O que tem a oferecer para a cidade como candidata?

Minha bandeira é Itaúna e minha biografia fala por si. Ao longo dos anos foram muitas conquistas que pude realizar para a cidade, como vereadora e vice-prefeita. Soma-se isso aos meus valores familiares, tão ensinados desde o berço, pelos meus pais. Sou avó, mãe e pedagoga.

2.    Quais serão as etapas para referendar seu nome e quais suas expectativas e chances de aprovação no partido?

Vamos seguir as etapas previstas no calendário eleitoral. Tudo ao seu tempo, respeitando as regras e a legislação. Temos grande expectativa de que o partido aprove e, na sequência, colocaremos para a apreciação do povo de Itaúna. Povo esse que me conhece e sabe que pode contar com minha experiência e minha luta. Hoje sou a presidente da comissão provisória do Partido Liberal (PL) de Itaúna e conto com o apoio declarado, tanto do PL estadual, quanto do PL federal.