As pré-candidaturas a prefeito de Itaúna continuam os trabalhos de bastidores buscando apoios, composições e avaliando possibilidades reais de sucesso dos nomes sugeridos nas pesquisas de opinião. Os nomes do ex-deputado Gustavo Mitre (PRD) e do empresário Maurício Nazaré (PSD) continuam sendo mostrados como candidaturas mais consistentes, tidas como certas para outubro.
A vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) até há pouco sonhava com a confirmação de sua candidatura à cadeira do prefeito, mas a possibilidade de assumir, ainda que temporariamente, a partir do início do próximo mês, uma vaga em Brasília – como suplente de deputado federal, poderá mudar os rumos de sua trajetória. Há quem garanta que Gláucia irá abrir mão desse sonho, emprestando seu apoio a Gustavo Mitre. Poderá até mesmo compor sua chapa na condição de vice.
O farmacêutico Virgílio Rocha (MDB) seria o candidato preferido do grupo apoiado pelo ex-prefeito Eugênio Pinto (MDB), pelo vereador Alexandre Campos, dirigente da sigla; por setores da esquerda, como o PT, PV e PSOL. A informação é confirmada por vários políticos desse grupo.
Virgílio Rocha ainda não confirmou se será mesmo pré-candidato, entretanto, ele falou com a reportagem na semana passada e disse que, ao contrário do que foi publicado, não existe nenhuma possibilidade de seu nome ser apoiado pelo prefeito Neider, “que já tem o seu candidato, o Maurício Nazaré”. Rocha deverá dar uma resposta ao grupo nos próximos dias, uma vez que depende de entendimento com sua família para assumir uma campanha eleitoral. No grupo, sob a liderança do MDB e de partidos da esquerda, que tem se reunido com regularidade há algum tempo, também existem outras pré-candidaturas, como do engenheiro Alessandro Tomaz (Sandrinho), o servidor público Wandick Robson Pincer e o advogado e ex-prefeito Pedro Paulo Pinto.
Por dias melhores para Itaúna
Essa semana Pedro Paulo gravou pela primeira vez um vídeo em que afirma ser pré-candidato a prefeito. Na mensagem, feita nas proximidades do Caic, no bairro Morada Nova, Pedro Paulo pontua que uma de suas bandeiras é a educação, que, na sua avaliação, precisa melhorar no município. No vídeo, Pedro Paulo ressalta a importância do projeto do Caic, da Escola Dona Cota, que funciona neste prédio; e do programa Escola Aberta Para Todos, implantado pelo ex-prefeito Eugênio Pinto, de quem foi vice, e que hoje está praticamente desativado. “Estou colocando meu nome como pré-candidato a prefeito para trazer melhores dias para a cidade”, disse o advogado.
Esquerdas não abrem mão de pautas sociais, como o projeto “Tarifa Zero”
No PSOL a pré-candidatura do bancário Jerry Adriane continua sendo uma das vias para a esquerda que poderá lançar um nome, caso não haja consenso de um mais comprometido com as políticas públicas estabelecidas pelo grupo. Para a esquerda apoiar a candidatura do MDB, os apoios virão através de um compromisso com o Orçamento Participativo, a defesa de pautas sociais na cidade, em consonância com o governo do presidente Lula; e a implantação do “Tarifa Zero” para o transporte público.
Neste sábado (29), às 15 horas, o PSOL está convidando pessoas ligadas à educação e outras comprometidas com a implantação de “um projeto de escola de qualidade em Itaúna” para uma reunião. O convite é para “alunos, professores, tias da cantina, pedagogos, auxiliares de limpeza, diretores, porteiros etc. Para ajudar na elaboração de uma proposta para uma Educação mais transformadora, universal, inclusiva e potente em Itaúna”.
O encontro será no “Barracão do Teatro”, da Cia. Instável, à Rua São Lourenço, 485, no Morro do Sol.
Festa do PT para o lançamento dos pré-candidatos à Câmara
O PT reuniu militantes e simpatizantes para uma festa de lançamento dos pré-candidatos a vereador. O encontro aconteceu no “Espaço da Zinha”, no Bairro São Geraldo, com a presença de vários nomes do PT local e também de outros partidos de esquerda, como o PV e MDB; representantes dos deputados Rogério Correia e Macaé Evaristo, lideranças do Coletivo Maria da Conceição, do MST em Itatiaiuçu e da secretária de Finanças e Planejamento Nacional do PT, Gleide Andrade.
Além das falas dos políticos presentes, aconteceram apresentações musicais e performance teatral com artistas locais e membros da ocupação do MST de Itatiaiuçu.