Corrida Eleitoral: Hidelbrando Neto, candidato a vice na chapa de Gustavo Mitre

“Estou bastante animado com a possibilidade de trabalhar diretamente com a gestão municipal, contribuindo para a cidade onde nasci, cresci e que amo”.

0
680

As chapas para a disputa à Prefeitura de Itaúna nas eleições de outubro já estão formadas. A primeira a ser definida foi a do ex-deputado Gustavo Mitre (Republicanos), para prefeito, juntamente com Hidelbrando Neto (PL), vice-prefeito. Hidelbrando Neto, ou Netinho, como é conhecido por familiares e amigos, é itaunense, tem 38 anos. É filho do Carlos Roberto da Silva e da Gláucia Santiago, ex-vereadora por três mandatos, ex-vice-prefeita e atual deputada federal por Itaúna. Herdou o nome de Hidelbrando Canabrava Rodrigues, o Bandinho, ex-prefeito de Itaúna por dois mandatos e ex-deputado estadual.

É engenheiro de Minas formado pela UFMG em 2013, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Concursado de 2014 a 2021 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, passando pelos cargos de gestor ambiental, coordenador de fiscalização, superintendente da regional Alto São Francisco, superintendente da regional Central Metropolitana, subsecretário de regularização ambiental e secretário executivo da Semad, Conselho Estadual de Política Ambiental e Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Atualmente é empresário e atua no ramo de consultoria Ambiental estratégica.

O candidato Hidelbrando Neto falou ao Jornal S’PASSO esta semana.

Jornal S’PASSO – Seu nome foi definido na convenção do PL para compor a chapa do Gustavo Mitre à Prefeitura de Itaúna. E foi consenso dentro da agremiação?

Hidelbrando Neto – Foi sim. O nome foi apresentado e aprovado pela comissão municipal. Estou como pré-candidato a vice-prefeito pelo PL, junto do Gustavo Mitre, que é pré-candidato a prefeito pelo Republicanos.

Jornal S’PASSO – O nome da deputada Gláucia, que já havia se colocado como pré-candidata a prefeita, era muito citado para essa composição com o Mitre. Como aconteceu a sua parceria com o ex-deputado?

Hidelbrando Neto – O nome da deputada Gláucia Santiago realmente era bastante mencionado devido ao seu trabalho e histórico político, além do fato de ela ocupar o segundo lugar em todas as pesquisas eleitorais realizadas. No entanto, Gláucia Santiago assumiu recentemente, pela primeira vez na história de Itaúna em mais de 120 anos, o cargo de deputada federal e está bastante focada nessa missão. Nas primeiras semanas, já participou de votações importantes e está muito empenhada em conseguir emendas e melhorias para Itaúna. Chegamos à conclusão de que, no momento, essa é a melhor abordagem para Itaúna e para os itaunenses.

Conheço o trabalho de Gustavo Mitre desde a época em que trabalhei no Estado. Enquanto eu estava no Executivo Estadual, Gustavo Mitre atuava na Assembleia Legislativa como deputado e era vice-líder do Governador Zema. Recentemente, começamos a conversar mais sobre propostas e projetos para Itaúna, o que nos aproximou e revelou afinidades de ideias para nossa cidade. Assim, o convite de Gustavo para compor a chapa foi um grande prazer para mim. Estou bastante animado com a possibilidade de trabalhar diretamente com a gestão municipal, contribuindo para a cidade onde nasci, cresci e que amo.

Jornal S’PASSO – Como você pretende direcionar sua campanha? Na sua opinião, será fácil caminhar ao lado do ex-deputado Gustavo Mitre?

Hidelbrando Neto – Tanto eu, quanto o Gustavo, pretendemos fazer uma campanha leve, bonita e limpa. Focando no anseio popular, elaborando propostas participativas, escutando de perto as demandas da população itaunense.

O Gustavo possui muita experiência política. Vejo que a experiência que adquiri durante meus trabalhos de gestão pública poderá ajudar e complementar na sua gestão. Além disso, temos visões e projetos bastante parecidos. Tenho certeza de que caminharemos muito bem.

Jornal S’PASSO – Como será seu contato com os eleitores e como ficará sua atuação profissional nesse período?

Hidelbrando Neto – Meu contato será direto com a população. De maneira mais acessível e democrática, caminharemos pela cidade, escutando as demandas e anseios locais e regionais. Minha atuação profissional não se alterará. A atuação política não interfere nos trabalhos que realizo.

Jornal S’PASSO – E como será a atuação de sua mãe, a deputada Gláucia, nessa campanha?

Hidelbrando Neto – Minha mãe, a Gláucia Santiago, é a presidente municipal do PL. Então, ela apoiará os candidatos do partido e, consequentemente da nossa coligação.

Jornal S’PASSO – O PL pretende trazer a Itaúna figuras conhecidas no estado e mesmo no país para reforçar a reforçar a campanha?

Hidelbrando Neto – Temos uma relação muito próxima com o PL federal e com o PL estadual. Temos o apoio total do partido. Sobre a presença de figuras conhecidas, é possível que ocorra sim. Vamos aguardar.