Com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura local das localidades onde atua, além de promover a educação patrimonial, cultural e a segurança ferroviária, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – lança, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, a edição 2024 do Programa Conexão Comunidade. Criado em 2016, desde 2017 o programa é executado pela AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o intuito de incrementar os processos educativos nas escolas públicas de diversas cidades brasileiras.
Até 19 de julho, a iniciativa percorrerá outras duas cidades mineiras: Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Cada um destes municípios receberá um circuito de arte-educação com cortejos cênicos e peças teatrais educativas. Durante o cortejo, feito por uma trupe teatral, haverá distribuição de material com informações sobre o projeto e conteúdos educativos sobre ferrovia e segurança nos trilhos.
As ações mobilizarão crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e educadores de seis escolas públicas de cada cidade, em um total de 30 escolas participantes do projeto. Os professores também poderão inscrever projetos sobre a cultura local, pertencimento e patrimônio, em uma seleção que escolherá duas iniciativas por cidade para serem transformadas em projetos. Com isso, as propostas selecionadas terão um investimento de R$ 10 mil, revertido em produtos e serviços para a produção e prática do projeto.
Balanço
Em 2023, o projeto beneficiou 15 escolas, 160 professores, 16 mil pessoas integrantes da comunidade escolar e 100 agentes culturais. A gerente de Responsabilidade Social da VLI, Maria Clara Fernandes, frisa que o Conexão Comunidade reforça o compromisso da companhia de fortalecer as relações, gerando valor para a sociedade. “Além de transportar riquezas produzidas no Brasil, com o Conexão Comunidade a empresa fortalece seu papel de agente de transformação na sociedade. A VLI é parceira do desenvolvimento local por meio de iniciativas que aliam educação, cultura e, principalmente, a segurança ferroviária”, destaca.
Segundo a gerente do programa pela AIC, Lara Dornas, o Conexão Comunidade atua no campo da cultura: “Isso significa que lidamos com as crenças, saberes e experiências de um povo, fundamentais para a construção de sua identidade. Além disso, o programa promove o resgate e a democratização da memória coletiva, capaz de contribui para a constituição e para o fortalecimento de um grupo social”.
Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.br/