Creche do Santa Edwiges está com 96% das obras concluídas e será inaugurada em maio

Na Câmara, secretário de Educação, Weslei Lopes, afirma que município ampliou em mais de 600 as vagas nessas instituições desde 2021

0
653

Na reunião da Câmara Municipal, terça-feira (26) o secretário municipal de Educação, Weslei Lopes compareceu em plenário para falar de sua pasta, em atendimento à convocação dos vereadores. Ele destacou o término das obras da creche do bairro Santa Edwiges, previsto para maio, depois de se arrastar desde 2015. Desde então, a construção vem passando por uma série de problemas, como abandono de empreiteiras, falta de material e de mão de obra, para, finalmente, ser concluída como um prédio moderno e que irá contribuir muito para a educação e o bem-estar da população dessa região. A instituição está quase pronta, com 96% das obras concluídas; o mobiliário e demais objetos para o funcionamento já estão comprados. Tão logo a obra esteja pronta, poderá abrir as portas à comunidade.

A creche vai atender 132 crianças e custará ao município R$ 3.275.389,46. E como tem pontuado alguns vereadores que acompanham o serviço, a creche virá responder positivamente ao anseio de inúmeras famílias de uma região extremamente necessitada desse tipo de atendimento, para auxiliar os pais que necessitam trabalhar fora e dar atendimento educacional à primeira infância. 

Em sua explanação na Câmara, o secretário Weslei Lopes mostrou em imagens que o município tem investido muito no serviço de creches e, desde 2021, abriu mais de 600 vagas, com equipamentos próprios e nas parcerias com instituições já tradicionais, como Casa Betânia, Creche Pequeno Polegar e Creche Branca de Neve. Em 2021, eram 745 vagas, em março de 2024, 1.002 e a previsão para até o final deste ano serão de 1.357 vagas. Somente nas instituições do município eram 433 vagas em 2021 e foram criadas em 2024, 488 novos atendimentos, um percentual de 113% de ampliação.

Creche é um direito educacional da criança

Para o secretário de Educação, mais do que atendimento às famílias, a creche é um direito, um espaço educativo e o município tem investido muito nesse tipo de educação. O secretário Weslei afirmou que para ampliar o atendimento na região dos bairros Padre Eustáquio, Irmãos Auler, Leonani e Várzea da Olaria, a Prefeitura está investindo em um projeto para construir uma instituição na Várzea da Olaria. A dificuldade está em encontrar um imóvel para a obra. Algumas possibilidades estão sendo estudadas, como a utilização de terreno do próprio município ou a aquisição de um particular.