Creche do Santa Edwiges que atenderá 132 crianças de 0 a 3 anos a partir do próximo ano foi inaugurada

0
24

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na noite de quinta-feira (26), a creche do Bairro Santa Edwiges. A instituição recebeu o nome de “Dênia Alves Silva” e vai beneficiar famílias de toda a região, ofertando 132 novas vagas para bebês e crianças de até três anos. O valor total da obra foi de R$ 3.608.550,05.

A nova unidade é uma importante conquista para as famílias da região e atenderá bebês e crianças, oferecendo-lhes uma alimentação balanceada e diversas atividades pedagógicas e culturais, a serem desenvolvidas por profissionais qualificados, que contribuirão densamente para o seu desenvolvimento integral.

A construção se arrasta desde 2015 e ao longo dos últimos anos foi paralisada diversas vezes, por problemas estruturais e referentes à licitação, como abandono de empreiteiras, furto e falta de material e de mão de obra, entre outros problemas. Na atual administração, a obra praticamente foi jogada ao chão e reconstruída por causa de material e edificação inadequados. Finalmente o prédio foi concluído e está equipado para receber as crianças e os profissionais que ali irão atuar.

O secretário de Educação disse ao Jornal S’PASSO que foi inaugurada a estrutura física da creche, agora, no próximo mês, “promoveremos os alinhamentos internos que viabilizarão o funcionamento da instituição. O período de cadastro acontecerá a partir do dia 28 de outubro e, até dezembro, já teremos tudo pronto para o início das atividades com as crianças no início do próximo ano letivo”.

Sobre a Homenageada

Mãe de Marina Alves Rodrigues e Gustavo Alves Rodrigues, Dênia foi uma pessoa muito importante e querida na comunidade escolar. Iniciou a sua caminhada na Escola Municipal João Luiz de Sousa, na Barragem, em 2002, e, na opinião de colegas e amigos, era muito esforçada e comprometida com o trabalho, sempre honrando com os alunos e pais da comunidade.

Após essa experiência, se destacou em outras salas de aula. Isso, para, em 2006, retornar à escola e mostrar todo o seu carinho e dedicação. Nesse momento, a escola aumentou significativamente o número de alunos, exigindo mais ainda dos seus profissionais. Por esse motivo, Dênia optou por correr atrás de se tornar diretora, uma vez que objetivava a realização de muitas coisas dentro da escola, às quais só poderiam se concretizar sendo uma figura de liderança responsável pela tomada de decisão.

Lutou muito para esse reconhecimento, pois a escola apresentava o maior número de alunos das zonas rurais. Assim, em 2014, foi eleita diretora por meio de votação direta.

Até próximo de sua morte esteve à frente de um trabalho intenso para que as melhorias na escola ocorressem e conseguiu reformas, pintura, e, além disso, também lhe foi prometido a doação do lote para aumentar o número de salas para melhorar cada vez mais a estrutura da Escola.