“Pernas Voluntárias” é um projeto de inclusão social, de autoria do vereador Gleison Fernandes (PSD), que insere crianças e adultos em cadeiras de rodas adaptadas nas diversas competições esportivas no município. Os participantes são conduzidos por equipes de corredores ou pelos pais dos mesmos. O parlamentar criou a Lei em 2019 e ainda conseguiu cinco cadeiras de rodas junto ao prefeito Neider Moreira (PSD) para que se colocasse na prática a inclusão social e fossem disponibilizadas nos eventos realizados em Itaúna.
No último domingo (6) quando aconteceu a “Corrida da Saúde”, foi utilizado o equipamento do “Pernas Voluntárias”. O vereador Gleisinho ressalta que foi com imensa alegria que as crianças utilizaram os equipamentos e puderam participar da competição. “É realmente algo transformador”, avaliou.
Esporte é vida, saúde, inclusão
Segundo Geórgia Stefânia Duarte Chaves Mendonça, da APAE de Itaúna, a entidade foi convidada pela Usiminas para participar da Corrida da Saúde com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência. “Foi uma experiência incrível para todos nós. Meu filho André, que foi um dos participantes da corrida, ficou muito feliz. Ele já tinha um triciclo, mas não tínhamos inscrito em nenhuma corrida. A partir de agora iremos inscrever sempre que houver oportunidade. Os organizadores do evento que são da Pace3 não mediram esforços para concretizar essa inclusão e estender o projeto ‘Pernas de Aluguel’ para Itaúna.
Geórgia afirma que este foi somente o começo. “Agora que começamos não vamos mais parar. Esporte é vida, saúde, inclusão. Nessa corrida, tivemos a certeza de que investir no esporte é o caminho certo para garantir a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.
A dirigente da APAE destaca que a instituição aprovou recentemente um importante projeto na área do esporte que pode ser financiado através da lei de incentivo ao esporte. Estamos na fase de captação de recursos e, se alguma empresa tiver interesse em financiar o projeto estará colaborando com diversas pessoas que são assistidas na Instituição, na APAE”, afirmou.
Competição solidária arrecadou três toneladas de alimentos
A 2ª edição da Corrida da Saúde reuniu mais de duas mil pessoas em prol da saúde, bem-estar e inclusão. Também não faltou solidariedade. Três toneladas de alimentos foram arrecadadas e entregues ao Banco de Alimentos Elza de Oliveira Lopes, que fará o direcionamento da doação para mais de 40 instituições do munícipio. Os participantes percorreram seis quilômetros, correndo ou caminhando, e todos receberam medalhas.