Dados do Desenvolvimento Social confirmam que Itaúna tem 23 pessoas em situação de rua

Na região, Divinópolis é a cidade com maior número, 185; Juatuba e Mateus Leme registram 10, cada uma

0
255

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fez um levantamento do número de pessoas em situação de rua em Itaúna e em alguns municípios vizinhos e atualmente na cidade 23 pessoas vivem em situação de rua. Em Betim, são 138 pessoas nessas condições, conhecidas pela sigla de PSR; em Juatuba, são 10; em Mateus Leme, 10; em Pará de Minas, 115; e em Divinópolis, 185.

Segundo a secretaria Alessandra Nogueira, a pasta realiza abordagens diariamente na cidade para localizar, identificar novos usuários da PSR, acolher e atender as demandas de cada um, “sempre com muito respeito e cordialidade, dentro da legalidade, respeitando principalmente a vontade de cada indivíduo”.

As abordagens são realizadas para promoção de direitos, criação de vínculos e articulação com a rede de proteção. Também são ofertados alguns serviços como: emissão de documentos, busca do vínculo familiar, passagens intermunicipais para retorno à cidade de origem, acolhimento no Albergue Fraterno Bezerra de Menezes; alimentação e banho na Casa Azul; encaminhamentos para serviços de saúde, como tratamento psicológico e atendimentos médicos; além de parceria com empresas para recolocar essas pessoas no mercado de trabalho.