O prefeito Gustavo Mitre (Republicanos), anunciou a implementação de um plano de arborização urbana que, promete transformar Itaúna em uma cidade “perfumada”. Serão plantadas cinco mil mudas da espécie Cestrum nocturnum, conhecida como Dama da Noite em diversos bairros.
“Já fizemos o plantio de 65 mudas nos últimos dias em locais diversos e o objetivo é completar o plantio de 100 mudas nos próximos dias, fazendo o plantio gradativo até chegarmos a cinco mil mudas plantadas. Além de deixar nossa cidade mais arborizada, vamos deixá-la florida e perfumada”, afirmou Mitre.
De acordo com o prefeito, o plantio faz parte de um programa ambiental mais amplo, conduzido pela Gerência de Meio Ambiente, sob coordenação do vice-prefeito, Hidelbrando Neto. A iniciativa abrange a proteção de espaços públicos e áreas naturais do município, como praças, parques ecológicos e cabeceiras de rios, ribeirões e nascentes.
De acordo com Lediane Cornélia Fonseca, para implementar o trabalho em Itaúna, a Gerência Superior de Proteção ao Meio Ambiente, passou a ser composta por três gerências subordinadas: a Gerência de Projetos Sustentáveis, Gerência de Regularização Ambiental e Gerência de Controle Ambiental.
“A Gerência de Projetos Sustentáveis tem como atribuições a revitalização urbana, a criação de parcerias com a iniciativa privada e a manutenção de um banco de projetos ambientais. A proposta é fomentar iniciativas como a requalificação de praças e a ampliação do Programa Adote o Verde, que permite que moradores, empresas ou instituições adotem áreas verdes do município”, revela.
“A Gerência de Controle Ambiental foi criada para promover a separação entre os setores de análise de regularização e de fiscalização, com o intuito de aumentar a eficiência das ações ambientais.
Segundo Lediane, o departamento tem apresentado resultados significativos, como a resposta a 422 demandas (190, via ouvidoria e 232 por e-mail), emissão de 266 alvarás de funcionamento e a redução de 73 processos de licenciamento ambiental, zerando o passivo herdado da gestão anterior.
Arborização urbana e estudos futuros
Lediane afirma que apesar de Itaúna ser considerada uma cidade agradável em termos de sustentabilidade, ainda há espaço para avanços. “Entendemos que temos muito a melhorar. Inclusive a arborização urbana é uma pasta bastante defendida pelo Prefeito Gustavo Mitre, desde a época da campanha”, destacou.
Ela explica que ainda não foi realizado um estudo específico sobre a cobertura arbórea do município, “no entanto, a Gerência de Projetos Sustentáveis irá conduzir diagnósticos e planejamentos que servirão de base para novas ações de arborização. Porém, já há estudos prontos relacionados à catalogação de praças e outros espaços públicos que necessitam de intervenções.
A gerente também informou que estão em fase de estruturação novos projetos voltados à conservação ambiental, preservação de espécies nativas e proteção dos leitos dos rios e córregos da cidade, que estarão sob responsabilidade da nova Gerência de Projetos Sustentáveis.
Lediane ressalta que a atuação da Gerência de Controle Ambiental será voltada à fiscalização e coibição de intervenções e supressões irregulares. Além disso, a equipe trabalha na atualização das normas ambientais do município, com o objetivo de atender aos critérios estaduais para firmar convênios que possibilitem o licenciamento de empreendimentos de maior porte no nível municipal.
Projeto Rio São João
Sobre o Projeto Rio São João, Lediane destacou que, apesar dele ser uma iniciativa do SAAE, responsável pela preservação das nascentes e afluentes do rio, no entanto, a Gerência Superior de Proteção ao Meio Ambiente atuará como parceira da autarquia. “Atuaremos como parceira nesse projeto, indicando compensações ambientais nos locais apontados pelo SAAE”.