O 2º Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, feito pela Secretaria Municipal de Saúde, no final de abril, trouxe informações de que o município está com alto risco para casos de Dengue, Zika e Chikungunya. O resultado apurado na pesquisa, realizada entre 25 e 29 de abril, pontuou a cidade com índice de 4,0%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Diante do resultado do LIRAa algumas ações foram novamente intensificadas, tais como mutirões de limpeza para retirada de materiais que possam acumular água, blitzens da Dengue e vistorias mais detalhadas nas residências e empresas. O trabalho foi iniciado nos bairros com maior incidência e já está sendo estendido para as regiões adjacentes.
Segundo a Prefeitura está sendo divulgado semanalmente a atuação dos agentes de endemia e os bairros onde serão realizadas as visitas, para que a população saiba e facilite a entrada nas residências e a previsão é que até o final do ano dois novos LIRAa’s sejam realizados. Desde janeiro, houve 108 notificações; 60 casos confirmados da doença; 34 negativos e 14 aguardando ainda resultado.