Os moradores dos bairros Padre Eustáquio, Santo Antônio e Nogueira Machado, em Itaúna, devem ficar atentos e disponíveis para atender à visita dos agentes de controle de zoonoses de Itaúna que estarão realizando uma blitz fiscalizadora nos imóveis destes bairros, com o objetivo de detectar locais de risco para proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Nos imóveis, os agentes devidamente identificados, fazem uma varredura da residência e levam orientação aos moradores. A ações nestes bairros seguirão até a próxima sexta-feira 3 de março.
É importante lembrar que o último relatório LIRAa da Secretaria de Saúde indicam que Itaúna está em alto risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, cujo resultado foi de 12,7%, ou seja, alarmantes já que acima de 4,0% é considerado alto risco de epidemia, segundo o Ministério da Saúde.
A pesquisa foi realizada na segunda semana do ano, entre os dias 9 a 13 de janeiro e foram vistoriados 1.808 imóveis e coletados 420 tubitos com larvas, os quais foram encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental do município.
Faça sua parte, garanta o acesso dos agentes a sua residência e adote as medidas de orientação que lhe serão passadas.