Deputada eleita, Lohanna França defende esforços para salvar o Hospital Manoel Gonçalves

Parlamentar reafirmou que nem todos os aportes financeiros serão suficientes se não houver uma revisão urgente da tabela do SUS e criticou os vereadores que estão jogando a responsabilidade da crise financeira da instituição nas costas do prefeito

0
820

Em visita a Itaúna no início dessa semana a vereadora de Divinópolis e deputada estadual eleita Lohanna França falou com a imprensa e defendeu a necessidade de unir forças com outros políticos e demais interessados em resolver a situação financeira da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira. Para ela, neste momento, mais que encaminhar recursos financeiros, é preciso que se faça uma revisão na tabela do SUS, que não é reajustada desde 2008. Ela lembrou que o deputado Gustavo Mitre (PSB) viabilizou inúmeros recursos para o Hospital ao longo de seu mandato, porém entende não há emenda suficiente que banque um hospital com dívidas milionárias.

“A questão é que a emenda parlamentar do deputado não pode ser para bancar política pública. Esta é função do orçamento que o poder executivo aprova na assembleia, na Câmara ou no Congresso. Emenda deve servir para coisas extras como pintar o hospital, comprar um Raio X. A emenda tem de voltar a ter esse caráter, de investimento”, afirmou.

Lohanna questionou o verdadeiro interesse de deputados e senadores para solucionarem os problemas dos hospitais, que primeiramente dependem da atualização da tabela do SUS para sanear suas dívidas. “A minha dúvida é se os deputados federais e senadores têm de fato o interesse de aprovar essa atualização da tabela SUS. Sabe por que? Porque no dia que os hospitais começarem a receber o que de fato eles têm que receber, eles vão deixar de ser reféns de deputados. Porque tem hospital hoje que só vive porque todo ano deputado federal ‘X’ manda não sei quantos milhões. Aí o que acontece? Toda equipe do hospital tem que fazer campanha para ele, porque se ele perder, o hospital fecha as portas. Hospital não pode depender de um deputado. Hospital é política pública de saúde, tem que funcionar independentemente de deputado”, pontuou.

Solidariedade ao prefeito Neider

A deputada eleita também não poupou críticas aos vereadores de Itaúna, da oposição, que estão cobrando do prefeito Neider Moreira (PSD) que a administração municipal arque com as dificuldades financeiras do Hospital Manoel Gonçalves. “Quero deixar público aqui a minha solidariedade ao prefeito Neider. É importante ser dito que se os vereadores estão falando isso, e eu sei que são vereadores da oposição, me parece que falta estudo. Falta estudo até do orçamento que eles mesmos votam. Porque o vereador sabe profundamente o que está no orçamento. É a gente, enquanto vereadores, que vota o orçamento. Somos nós que construímos o orçamento, a gente que tira, a gente que propõe emenda. A gente mexe em tudo. Eu mexo muito no orçamento de Divinópolis e eu vou mexer no orçamento do governo de Minas. Dentro das minhas limitações, vou mexer em tudo. Então, ou eles não estão sabendo sobre o orçamento que eles mesmos aprovaram, ou estão agindo de forma eleitoreira e irresponsável. Porque eles sabem que no orçamento que eles aprovaram, não tem recurso para isso. É importante dizer para a população que os vereadores que estão dizendo que a Prefeitura tem dinheiro para bancar todas as despesas e tirar o Hospital Manoel Gonçalves do atoleiro estão mentindo de forma eleitoreira e irresponsável porque não tem isso no orçamento. E se eles quisessem que tivesse, eles deveriam ter votado isso no final do ano passado. Acabaram de aprovar o orçamento de 2023. Então, se eles aprovaram, quanto eles colocaram para manutenção do Manoel Gonçalves? Será que no ano que vem vão vir com essa lereia de novo?”, provocou a deputada.

OLHO

“É importante dizer para a população que os vereadores que estão dizendo que a Prefeitura tem dinheiro para bancar todas as despesas e tirar o Hospital Manoel Gonçalves do atoleiro estão mentindo de forma eleitoreira e irresponsável porque não tem isso no orçamento”…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 4 =