Deputada Lohanna diz que Adélia Prado é um grande orgulho para a região centro-oeste

Escritora e poetisa de Divinópolis venceu em poucos dias o Prêmio Machado de Assis, da ABL e o Prêmio Camões, do governo português

0
80

A deputada estadual Lohanna (PV) se manifestou com muita alegria e entusiasmo pela conquista de mais um prêmio por sua quase conterrânea, a poetisa Adélia Prado. Lohanna é moradora, também, de Divinópolis e foi, antes de ser deputada estadual, vereadora daquela cidade.

Adélia Prado é poeta, professora, filósofa, romancista e contista mineira. Ela é a vencedora do Prêmio Camões 2024, o mais importante da língua portuguesa. A reunião do júri aconteceu na manhã de quarta-feira (26), de forma virtual. Os jurados foram o escritor e professor Deonisio da Silva (Brasil), o professor e pesquisador Ranieri Ribas (Brasil), o filósofo e crítico de arte poética Dionisio Bahule (Moçambique), o professor Francisco Noa (Moçambique), a professora Clara Crabbé Rocha (Portugal) e a professora Isabel Cristina Mateus (Portugal).

O valor da premiação é de 100 mil euros, um dos maiores do mundo entre os prêmios literários. A premiação é concedida por meio de subsídio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e do Governo de Portugal.

“Adélia representa todas nós, as mulheres”

 Em entrevista ao Jornal S’PASSO, a parlamentar Lohanna afirmou que é com muito orgulho que Minas Gerais, especialmente a região centro-oeste, tem Adélia Prado como uma figura premiada nacionalmente e internacionalmente. “Recentemente a nossa grande poetisa e escritora venceu o Prêmio “Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Letras e, logo em seguida, conquistou o Prêmio Camões, que é a maior honraria para escritores de língua portuguesa. É motivo de muito orgulho para todos nós sabermos que nossa região tem uma escritora desse tamanho, dessa relevância e que continua sendo muito produtiva do ponto de vista intelectual, da cultura e da arte. Adélia representa todas nós, as mulheres, quando ela fala que a mulher é desdobrável; representa todos os mineiros, por seus poemas carregados de mineiridade, que inclusive foram tão admirados por Carlos Drummond de Andrade. E representa tão bem o nosso país, com essa fatia importante que ele tem, que é Minas Gerais. Então, é um orgulho para todos nós e reconhecer o trabalho e a importância da Adélia Prado tem a ver um pouco com o reconhecer da identidade do mineiro, da mineira, que ela traz em suas letras”, considerou.