Foi aprovado na Assembleia Legislativa o Projeto de Resolução da Mesa Diretora, que concede o título de Cidadã Honorária de Minas Gerais à Lohanna Souza França Moreira de Oliveira, a deputada estadual Lohanna (PV). De autoria de um terço dos deputados da ALMG e tendo como primeira signatária a deputada e professora Beatriz Cerqueira (PT), a proposição é “o reconhecimento à sua trajetória e aos relevantes préstimos à população mineira em sua atuação política”.
Embora tenha nascido no Estado do Espírito Santo, em Vila Velha, a família de Lohanna mudou-se para Minas Gerais quando ela ainda era criança, iniciando a história neste Estado, nas cidades de Itaúna e Divinópolis. Posteriormente, Lohanna mudou-se definitivamente para Divinópolis, onde se envolveu em movimentos sociais como o “Rotaract” e o “Movimento Acredito”.
A homenageada foi a vereadora mais jovem e a mais votada da história de Divinópolis. Foi eleita deputada estadual com mais de 67 mil votos e atua em defesa das mulheres, do meio ambiente, da educação e da cultura de Minas Gerais e do País. Na ALMG, é membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, vice-presidente da Comissão de Cultura, vice-líder do Bloco Democracia e Luta e vice-líder da bancada feminina.