A ponte localizada na MG-431, próximo ao Canteiro de Obras, tem gerado preocupação devido à deterioração de sua estrutura, que apresenta diversas trincas, tanto na parte superior, quanto inferior, além de sinais de erosão no terreno ao redor.
Após denúncias da situação, a Defesa Civil Municipal realizou fiscalização no local e emitiu um laudo técnico que aponta a necessidade urgente de reforçar a sustentação dos quatro pilares da base, assim como os encabeçamentos de entrada e saída.
A Defesa Civil alertou também para o risco de abatimento ou até mesmo a queda da estrutura, caso as melhorias não sejam feitas de maneira imediata.
Entre os problemas observados, destacam-se fissuras na travessia do asfalto próximo à base da ponte, abatimento da estrutura de base, além de dilatação e movimentação do material. Em função da gravidade da situação, a Defesa Civil tem monitorado o local com frequência.
A necessidade de uma reforma emergencial foi reforçada por uma vistoria realizada pelo Departamento de Estrada de Rodagem de Minas Gerais, que também confirmou os problemas na estrutura da ponte. No entanto, o DER informou que a intervenção foi adiada devido à presença de moradores em situação de rua no local.
O Jornal S’Passo entrou em contato com o DER, que confirmou ter um projeto de recomposição com gabiões para proteção do encabeçamento dos dois lados da ponte. O órgão encaminhou também uma foto datada do dia 25 de março de 2025, mostrando a permanência de pessoas em situação de rua no local e informou por meio de nota que “para que os serviços sejam iniciados é necessária a retirada dessas pessoas do local”. O DER foi questionado sobre custo da obra, no entanto, não apresentou o valor ou planilha do projeto.