O descarte irregular de lixo e entulho segue sendo motivo de preocupação em Itaúna, especialmente na área que marca a divisa entre os bairros Novo Horizonte e Piedade. O local, que deveria funcionar apenas como área de passagem e preservação, tem se transformado em um ponto de despejo clandestino, agravando riscos ambientais e aumentando a possibilidade de enchentes durante o período chuvoso.
Segundo relatos recebidos pela redação do Jornal S’PASSO, a situação se repete de forma recorrente: a Prefeitura realiza a limpeza e recolhe os resíduos, mas em menos de 24 horas o cenário volta a ser de abandono. Restos de construção, móveis velhos, sacos de lixo e todo tipo de entulho são descartados, formando montes que bloqueiam a passagem da água da chuva.
Uma leitora entrou em contato com o jornal para denunciar o problema e afirmou estar apreensiva com as chuvas mais intensas. De acordo com ela, a água que escorre pela via arrasta os entulhos descartados irregularmente, o que pode provocar entupimento da drenagem e transbordamentos. “Além da sujeira, é um risco real de enchente. A cada chuva forte, a água leva tudo para baixo”, relatou.
Além do perigo de alagamentos, o descarte gera impactos diretos ao meio ambiente. A presença de resíduos contribui para a poluição do solo, favorece o surgimento de insetos, animais e compromete a qualidade de vida dos moradores do entorno. A cena de despejo irregular, segundo os denunciantes, já se tornou rotina e causa indignação em quem passa pelo local.
Moradores cobram mais fiscalização e conscientização, ressaltando que, embora o poder público atue na limpeza, o problema persiste devido à falta de responsabilidade de quem insiste em transformar a área em um lixão a céu aberto. O Jornal S’PASSO segue acompanhando o caso e reforça a importância da denúncia por parte da população à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente para coibir práticas que colocam em risco o meio ambiente e a segurança coletiva. As denúncias podem ser feitas diretamente pelo telefone (37)3249-9649.







