Será no dia 1º de outubro a eleição dos cinco novos membros do Conselho Tutelar de Itaúna, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaúna. Os novos eleitos irão cumprir um mandato de quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2024 e término em 9 de janeiro de 2028. O cargo de Conselheiro Tutelar é remunerado, atualmente, em cerca de R$ 4.071,58, para 40 horas semanais. Para as cinco vagas foram habilitados para as demais etapas classificatórias e eliminatórias, como a realização de prova escrita e a disputa do voto popular, 18 candidatos:
- Míriam Cristiam Diniz Dias Guimarães
- Viviane Conceição de Oliveira Nogueira
- Adriana Rodrigues Alves Carvalho
- Cynthia Moreira Gonçalves Lopes
- Jane Santana Silva Oliveira Afrão
- Adriana Mara Guimarães Ramos de Brito
- Sílvia Ferreira Ribeiro
- Sandra Mara de Oliveira Carvalho
- Helbert Geraldo dos Santos
- Leonice Paula de Souza
- Camila Faria Miranda
- Vera Lúcia Rezende Paim Mello Vianna
- Juliana Monique de Souza
- Washington Pereira da Rocha
- Rosilene Maia Machado
- Robson Ferreira Silva
- Leni Gomes Sandi Silva
- Marcelo Rodrigues Costa
As demais datas estabelecidas pela Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir da inscrição dos candidatos aptos ao processo eleitoral, passam pela análise das candidaturas, interposição de recursos e julgamento dos mesmos. No dia 23 de maio será feita a publicação da relação de candidatos habilitados após julgamentos dos recursos pelo CMDCA. No dia 4 de junho haverá prova escrita dos candidatos, no dia 12 desse mês a publicação do resultado final da avaliação e no dia 19 a aplicação do teste psicológico.
Os locais de votação serão divulgados no dia 1º de setembro e no dia 11 acontecerá a sessão de apresentação dos candidatos habilitados. Após a eleição, haverá, no dia 3 de outubro, a publicação dos resultados das urnas. No período de 20 a 24 de novembro será realizado um treinamento para os eleitos.