Dia das Crianças: Cemig destaca cuidados com eletricidade relacionados aos aparelhos eletrônicos

Em 2023, foram registrados mais de 90 acidentes com crianças e jovens em todo o país

0
143

Considerado uma das principais datas para o comércio brasileiro, o Dia das Crianças, deve movimentar o comércio nos próximos dias, e é preciso cuidado em relação à rede elétrica, principalmente com os equipamentos eletroeletrônicos, que fazem muito sucesso entre a criançada e os jovens. Segundo um levantamento da empresa de pesquisa sobre consumo em sites, a Hibou, oito em cada dez brasileiros devem gastar até R$ 250 em presentes para as crianças. Ainda segundo o estudo, o ranking geral dos presentes é liderado pelos brinquedos, com 38% da intenção de gastos. Dessa forma, a Cemig alerta para algumas medidas de segurança com a rede elétrica relacionadas a esses equipamentos que, apesar de parecerem inofensivos, precisam ser monitorados com atenção para evitar acidentes envolvendo eletricidade. Assim, a companhia lista uma série de cuidados para preservar a segurança das crianças e garantir o divertimento sem riscos de acidentes.

Cinquenta jovens perderam a vida por choque elétrico em 2024

De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origens Elétricos da Abracopel, ano base 2023, somente no ano passado, em todo o país, aconteceram 91 acidentes por choque elétrico no Brasil com crianças e jovens de até 15 anos, que resultaram em 50 mortes. O estudo aponta que foram 25 acidentes com crianças de até 5 anos, que provocaram 10 mortes. Na faixa etária de 6 a 10 anos, foram 31 acidentes com 18 óbitos. Já entre os jovens de 11 a 15 anos, foram 35 incidentes, com 22 fatalidades.

Esses números alarmantes, somados à alta mortalidade em acidentes desse tipo — que chegam a quase 55% —, demonstram uma urgência de atenção com o uso seguro da energia elétrica por crianças e jovens.

Cuidados com dispositivos móveis

Os celulares, tablets e videogames precisam de atenção especial. É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada. Já os videogames e computadores devem ser desligados da rede elétrica em caso de chuvas pelo risco de queima do aparelho em casos de descarga atmosférica.

Brinquedos que utilizam pilhas requerem atenção especial quanto à duração desses dispositivos. “Quando descarregadas, as pilhas costumam ‘vazar’ elementos químicos corrosivos e tóxicos e, dessa forma, o descarte deve ser feito em locais apropriados e nunca no lixo comum.

“No momento da compra, os pais ou responsáveis devem sempre dar preferência aos brinquedos que possuam o selo do Inmetro, pois eles vêm com manual de instruções em português, contêm informações sobre segurança e garantia de que o produto foi verificado pelo órgão, além de indicar de forma clara a faixa etária recomendada”, conclui o engenheiro.