Dia Internacional da Mulher será marcado por passeata em Itaúna

0
399

Dentre as várias ações que serão realizadas em Itaúna em comemoração do dia Internacional da Mulher, está uma caminhada .

No dia 8 de março às 8:00 horas com concentração no estacionamento do Hospital Dr. Ovídio, será realizada a 10ª passeata “ SEU SILÊNCIO PODE SER FATAL”, contra a violência doméstica.

Tradicionalmente realizada todo ano pela Elizabete Batista, nesse ano 2023 comemorando os 10 anos, a passeata contará com apoio da Câmara Municipal de Itaúna, Prefeitura, Brasil Minas, Associação Comunitária do bairro São Geraldo e grupos que também apoiam e defendem os direitos da mulher.

Violência contra as mulheres

As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como “qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada”.  

violência por parte do parceiro se refere ao comportamento de um parceiro ou ex-parceiro que causa danos físicos, sexuais ou psicológicos – incluindo agressão física, coerção sexual, abuso psicológico e comportamentos de controle.  

violência sexual é “qualquer ato sexual, tentativa de consumar um ato sexual ou outro ato dirigido contra a sexualidade de uma pessoa por meio de coerção, por outra pessoa, independentemente de sua relação com a vítima e em qualquer âmbito. Compreende o estupro, definido como a penetração mediante coerção física ou de outra índole, da vulva ou ânus com um pênis, outra parte do corpo ou objeto”.  

Conforme o Ipea, as mulheres economicamente ativas possuem um índice de violência doméstica de 52,2%. Para fins de comparação, esse índice é de 24,9% entre aquelas que não trabalham. Ou seja, quase o dobro. A pesquisa aponta ainda que 43,1% das agressões acontecem dentro de casa.

Para mais informações:

☎️Elizabete:37 99825-6208
☎️Edenia: 37 99968-9872