Em 04 de setembro de 1994, o Taekwondo foi reconhecido como modalidade olímpica. Desde então, a data é uma tentativa mundial de reconhecer a história e o impacto positivo do esporte na sociedade.
Em Itaúna, Juarez Machado Nogueira se tornou o símbolo do que o Taekwondo representa: persistência e disciplina. Para além do combate sobre o tatame, o que Mestre Juarez ensinou aos atletas era, primeiramente, vencer as lutas do dia a dia.
Juarez Machado iniciou a carreira no esporte em 1977, em Betim, poucos anos depois da chegada da arte marcial coreana no Brasil. Pouco tempo depois, trouxe os ensinamentos para a cidade, rapidamente atraindo crianças, jovens e adultos para praticarem Taekwondo.
Entre os alunos e o Mestre, a virtude do respeito era fundamental. Dessa forma, o que os alunos aprendiam não se limitavam apenas à golpes, chutes e socos, mas sim valores que foram levados para toda vida.
Mestre Juarez Machado faleceu em janeiro de 2016, deixando em seu legado mais de três décadas de envolvimento com o Taekwondo. As conquistas como atleta remontam à títulos inéditos, como campeão brasileiro da categoria Máster por diversas vezes, dezenas de medalhas e, sobretudo, a formação de diversos atletas vitoriosos.
A data de nascimento (21/06/1956) de Juarez Machado se tornou data comemorativa em Itaúna: foi instituido que 21 de junho é o Dia Municipal do Taekwondo.
Na última semana, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Ener Batista, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Vereadores prestaram homenagem, elogiando o serviço que Mestre Juarez fez pela sociedade itaunense.