Diminuição do número de casos indica que Itaúna passou o pico da Ômicron

Registros da Saúde mostram que é grande o número de pessoas com menos de 40 anos contaminadas

0
2104

Nos últimos dias, Itaúna tem registrado queda nos números de contaminações pela Covid-19. O mês de janeiro marcou picos altíssimos com centenas de casos diários de infectados pelo coronavírus e fevereiro, desde os primeiros dias, tem mostrado queda acentuada. Essa semana, o secretário de estado da Saúde, Fábio Baccheretti, enfatizou que o pico de infecção da Ômicron em Minas passou. No mês de janeiro e início de fevereiro houve elevação de casos e foi registrada a maior média móvel até o momento, porém, este quadro se modificou nos últimos dias. Mesmo com a queda, Baccheretti alerta as pessoas que estão em atraso com as doses da vacina e que ainda não tomaram o reforço da imunização que procurem as unidades de saúde.

Contaminação jovem

Mesmo em queda, os números de contaminações em Itaúna mostram que é preciso continuar com as medidas de proteção. De acordo com os boletins divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, é fácil constatar que pessoas com idade abaixo de 50 anos estão mais propensas à contaminação e as com idade inferior a 40 têm elevado o índice de casos de Covid-19 no município. Em todos os boletins analisados, desde o início de fevereiro, os mais jovens, tanto homens quanto mulheres, estão no topo dos indicadores da doença. No dia 3 de fevereiro foram registrados 231 novos casos. 29 contaminações masculinas foram de jovens de 21 a 30 anos; 27 eram de 31 a 40 anos e 19 de 41 a 50. Entre as mulheres foram 27 contaminações de 21 a 30 anos; 31 casos das idades de 31 a 40 anos e 27 de jovens de 11 a 20 anos.

Nesses apontamentos diários, as outras idades acima registraram 3, 5 ou 8 casos, no máximo.  O boletim do dia 4 de fevereiro apontou 163 novos casos de Covid. Novamente os números maiores são de pessoas com idade inferior a 40 anos, tanto em homens como mulheres. 33 casos de homens entre 31 a 40 anos e 36 de mulheres nessa mesma faixa etária. No dia 7, o boletim mostrou que houve 125 novos casos. Em todas as informações, são maiores os contaminados, tanto masculino quanto feminino, com idade abaixo de 40 anos. Essas observações que indicam a faixa etária de contaminados também podem ser conferidas nos registros posteriores da Secretaria de Saúde, dos dias 8, 9 e 10 de fevereiro. E em todos eles, a queda de novos casos é acentuada, confirmando aquilo que o secretário estadual de Saúde pontuou.

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, na tarde de sexta-feira (11), mostra a tendência de que pessoas com menos de 40 anos são as mais infectadas, tanto homens como mulheres. Os registros desse dia são de que Itaúna teve 86 novos casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + 8 =