Direita de Itaúna orienta boicote a comerciantes que apoiam Lula

Empresário Maurício Nazaré, presidente da CDL, afirma desconhecer movimento e diz acreditar no pensamento livre, consciente e respeitoso do itaunense

0
1710

Várias denúncias chegaram à redação do Jornal S´Passo, junto com mensagens de grupos de whatsapp, comprovando que grupos ligados à direita conservadora que apoiam o candidato à presidência Jair Bolsonaro estão infligindo perseguições aos que pensam diferentes deles. Esta semana, uma lista com nomes de lojas e comerciantes que suspostamente apoiam Lula, foi amplamente divulgada, principalmente em grupos da direita conservadora, incitando consumidores a não comprarem nos estabelecimentos que não estivessem alinhados com o candidato à reeleição. As mensagens teriam sido compartilhadas, conforme denúncia feita ao jornal, inclusive por comerciantes.

O Jornal S’PASSO teve acesso a uma série de postagens das redes sociais em que militantes de direita incentivam o boicote a empresas que estariam apoiando a candidatura do ex-presidente Lula. A lista dessa “caça às bruxas”, que foi passada à reportagem, é enorme e incluem uma antiga loja de eletrodomésticos e móveis na rua Silva Jardim; uma outra, também no centro da cidade, de roupas masculinas, herdeira de tradicional família de comerciantes locais e, também, uma sorveteria com anos de atividade no município.

O Jornal S’PASSO conversou com o empresário Maurício Nazaré, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e ele disse que desconhece qualquer movimento de boicote a comerciantes na cidade e que acredita que essa atitude não é condizente com a comunidade itaunense, “que tem pensamento livre, consciente e respeitoso. Talvez uma situação isolada que, repito, não é de meu conhecimento e nem da classe empresarial”.

Postagem polêmica incentivou comerciantes?

Indagado se a motivação para o movimento de boicote teria sido o posicionamento público dele em defesa do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro e o alerta contra a possível eleição de Lula, em mensagem compartilhada nas redes sociais antes do primeiro turno das eleições, Maurício Nazaré justificou que sua posição de apoio ao candidato de direita “é um exercício de cidadão visando uma perspectiva otimista para o futuro, porém sempre com respeito a quem diverge de meus pensamentos e acredito que o caminho sempre será o diálogo e respeito a livre expressão de forma harmoniosa”.

Grupos de esquerda denunciam assédio e ameaça de ‘bolsonaristas’ e pedem providências às autoridades

Uma correspondência assinada pelo Partido dos Trabalhadores de Itaúna (PT), Frente Brasil da Esperança, Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e vereadora Edênia Alcântara (PDT), foi encaminhada pelo ex-vereador Geraldino de Souza Filho (o Mirinho), ao juiz eleitoral, ao promotor eleitoral, ao prefeito Neider Moreira (PSD), ao presidente da Câmara Municipal, Alexandre Campos (União Brasil), à Comissão de Direitos Humanos do legislativo e à Comissão de Direitos Humanos da OAB de Itaúna. O texto faz denúncia de abusos, assédios e ameaças contundentes que militantes de partidos de esquerda, apoiadores do ex-presidente Lula (PT) vêm sofrendo por parte de eleitores chamados de “bolsonaristas”. Na carta há relatos de alguns episódios dos atos sofridos por esquerdistas, entre os quais o ex-vereador Mirinho e mulheres do grupo, xingadas com palavras de baixo calão e ameaçadas em sua integridade física e moral. Os denunciantes reclamam da ausência da Polícia Militar em eventos em que há manifestações políticas dos grupos da direita e da esquerda, especialmente próximo do estádio José Flávio de Carvalho, onde “os bolsonaristas fizeram nos últimos dias uma barreira com pessoas e automóveis impedindo o livre acesso de transeuntes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − dezessete =