Doadores regulares de sangue são homenageados pelo Hemominas

Itaunenses de diversas idades receberam certificado

0
381

Em celebração à solidariedade e ao compromisso dos doadores regulares de sangue, a Fundação Hemominas promoveu uma série de homenagens aos voluntários que ajudam a salvar vidas através da doação contínua. As certificações são entregues de acordo com o número de doações e são divididas em sete categorias: Azul, Bronze, Prata, Ouro, Diamante, Diamante Lilás e Diamante Vermelho.   

As homenagens são feitas em celebração ao dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.  A campanha de incentivo ocorre justamente nesta época para sensibilizar doadores voluntários, porque antes das comemorações de fim de ano e férias, há redução da oferta de sangue e os estoques costumam diminuir.  

Durante a semana, foi destacada a importância dos doadores fidelizados, aqueles que mantêm uma frequência constante nas doações. Para se tornar um doador regular, é necessário respeitar os intervalos mínimos entre as doações: 90 dias para homens e 120 dias para mulheres.  

Exemplos como o de Luiz Márcio, de 54 anos, mostram a força transformadora da doação. Ele alcançou a marca de 150 doações de plaquetas e foi agraciado com o diploma Diamante Vermelho, a maior honraria concedida pela Hemominas. Luiz começou a doar ainda no serviço militar e transformou o gesto em um compromisso de vida.  

“Há 20 anos, fui convidado a me tornar doador de plaquetas e, desde então, venho regularmente, porque sei que muitas pessoas dependem disso. Doar não me faz mal, pelo contrário, me enche de satisfação por poder ajudar o próximo. Cada vez que venho, é com o maior prazer”, afirma.  

Ana Clara Santos, de 32 anos, é doadora regular há cinco anos e também foi uma das homenageadas. “Comecei a doar sangue após ver uma campanha nas redes sociais. Hoje, isso faz parte da minha vida e é muito gratificante saber que estou ajudando outras pessoas”, compartilha.    

A dedicação dos doadores inspirou Jefersson Weingarten de Mattos que, aos 38 anos, fez a primeira doação de plaquetas. “É um ato de amor e muito gratificante. Convido todos a seguirem esse exemplo e ajudar quem precisa”, destaca. 

Um convite à solidariedade

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. O gesto é vital para atender a pacientes que necessitam de transfusões em emergências, cirurgias ou tratamentos de doenças crônicas. Apesar disso, os estoques de sangue nos hemocentros muitas vezes enfrentam desafios para se manter em níveis seguros. 

“A regularidade na doação é o que nos permite planejar melhor o atendimento às demandas hospitalares. Os doadores frequentes são verdadeiros heróis anônimos”, destaca Maria Fernanda Oliveira, coordenadora da unidade da Hemominas em Belo Horizonte.   

O Hemominas aproveitou a ocasião para reforçar o convite à sociedade para integrar essa corrente do bem. “Queremos que mais pessoas conheçam a importância da doação de sangue e se inspirem nesses exemplos”, afirma a coordenadora.  

Para mais informações sobre doação de sangue ou para agendar uma doação, visite o site oficial da Fundação Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br

Como doar sangue

Qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60, peso mínimo de 50 kg e que cumpra os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pode doar sangue. É necessário também dormir no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não fumar duas horas antes.    

Para doar sangue em Itaúna é preciso agendar com antecedência pelo número (37) 3249 – 5329. A prefeitura oferece transporte gratuito toda sexta-feira, às 7h para doadores voluntários ou específicos para pacientes internados no Hospital Manoel Gonçalves.  Os doadores podem deixar seus veículos no estacionamento do Hospital sem pagar até o retorno de Divinópolis.  Mais informações podem ser adquiridas no Hospital Manoel Gonçalves.