Educação mais cara pesa no orçamento familiar e aumenta inflação

0
713

Após um longo período de colégios fechados, com o valor das mensalidades sem alteração ou com reajustes modestos, 2022 começou com uma herança pesada da inflação de 2021 para o orçamento das famílias com filhos na escola. Com a retomada das atividades presenciais, as instituições promoveram alterações nos valores das mensalidades e, diante de tantos custos do dia a dia, não há quem não sinta no bolso os novos tempos do pós-pandemia.

O Jornal S’PASSO pesquisou sobre o aumento das mensalidades nas instituições de ensino de Itaúna, mas somente o Colégio Sant’Ana e a escola de inglês Number One responderam as questões da reportagem.

Durante a pandemia os valores das mensalidades do ensino remoto do Colégio Sant’Ana foram majorados em 3%. Agora, para 2022, com a retomada das aulas presenciais, o aumento foi de 9%. Os demais colégios não deram retorno das mensagens da reportagem. No setor financeiro do SESI a informação é de que as mensalidades são reajustadas anualmente, de acordo com a inflação. A instituição pediu que o repórter encaminhasse a solicitação de informações pelo e-mail e que retornaria com as respostas. Até o fechamento desta edição não obtivermos retorno da demanda.

Nilson Teles, diretor da Number One, informou que há dois anos a escola foi fechada para as aulas presenciais e o ensino de línguas seguiu no formato on-line. Neste período foi feito um reajuste nas mensalidades de 4,8%; o material dos cursos Dynamic não sofreu aumento e ainda foi concedido desconto de 50% nos quatro últimos semestres. O empresário destaca que no início da pandemia a escola promoveu renegociação financeira em três mensalidades com desconto de 50%, além de descontos especiais nas renovações de matrículas anuais de até 30%. Nilson afirma que os novos preços praticados pela Number One na reabertura da escola para as aulas presenciais contam com reajustes em torno de 7% a 10%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 − dez =