Eleição da nova composição do Conselho Tutelar será realizada no dia 1 de outubro

0
1097

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaúna (CMDCA), informou que será realizada no domingo, 1 de outubro, a eleição para membros do Conselho Tutelar do Município de Itaúna. A votação será realizada na Escola Estadual José Gonçalves de Melo, localizada na rua Tácito Nogueira, 68 – Centro, das 8h às 17h.

Os candidatos se apresentaram na manhã dessa segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Itaúna.

Remuneração:

O cargo de Conselheiro Tutelar é remunerado, atualmente, em cerca de R$ 4.071,58 com uma carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, e o mandato tem duração de 4 (quatro) anos.

Dos 18 candidatos que passaram pelas etapas finais de classificação, 07 foram considerados aptos a participar da eleição, buscando uma das cinco vagas para o cargo:

  1. Míriam Cristiam Diniz Dias Guimarães
  2. Jane Santana Silva Oliveira Afrão
  3. Adriana Mara Guimarães Ramos de Brito
  4. Sílvia Ferreira Ribeiro
  5. Sandra Mara de Oliveira Carvalho
  6. Camila Faria Miranda
  7. Washington Pereira da Rocha

Funções e Atribuições do Conselheiro Tutelar:

  • Zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
  • Atender e aconselhar crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos, bem como seus familiares.
  • Encaminhar casos ao Ministério Público e à Justiça quando necessário, visando a proteção dos direitos da criança e do adolescente.
  • Realizar visitas domiciliares para verificar as condições de vida de crianças e adolescentes, buscando solucionar problemas e promover seu bem-estar.
  • Promover ações educativas e preventivas na comunidade, visando à conscientização sobre os direitos da infância e adolescência.
  • Participar de reuniões e capacitações para aprimorar o conhecimento sobre os direitos e as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
  • Trabalhar em conjunto com outros órgãos e instituições para garantir a proteção integral das crianças e adolescentes.