As eleições para diretores e diretores adjuntos das escolas municipais de Itaúna vão acontecer entre os meses de novembro e dezembro, para um mandato de três anos que se inicia em 2025. Em nota encaminhada à comunidade escolar da rede pública municipal, o secretário de Educação Weslei Lopes da Silva tratou do assunto trazendo as primeiras informações para os educadores envolvidos.
Os candidatos à gestão escolar, profissionais efetivos vinculados à Secretaria Municipal de Educação, terão que passar por uma avaliação por escrito, de mérito e desempenho. E somente depois de aprovados, serão eleitos pela comunidade escolar: professores, alunos acima de 18 anos e pais.
O processo de eleição dos dirigentes escolares inicia com a inscrição dos interessados, feita na própria escola, condicionada à aprovação em avaliação de certificação de diretores. Isso quer dizer que cada servidor efetivo que queira se candidatar ao cargo de diretor deverá se submeter a uma avaliação específica para obter a certificação em questão.
A Secretaria de Educação informa que as inscrições para o processo de certificação de diretores serão abertas a partir do mês de agosto e que a realização da prova está prevista para o período entre os meses de setembro e outubro.