Em evento público, Gustavo Mitre apresenta balanço dos primeiros 100 dias de gestão

0
199

A nova administração de Itaúna completou 100 dias e, para marcar a data, promoveu na noite desta quinta-feira (10) um evento público de prestação de contas. A cerimônia, realizada com a presença do prefeito Gustavo Mitre, do vice-prefeito Hidelbrando Neto, secretários, servidores, vereadores, representantes de entidades civis e militares, e cidadãos, apresentou os resultados deste início de mandato. 

Foram detalhadas ações realizadas na saúde, infraestrutura, mobilidade, segurança e gestão pública, além de um panorama com as conquistas mais significativas. Entre os projetos já concluídos e em andamento destacam-se a revitalização da unidade de saúde da Família do bairro Cidade Nova; a instalação do programa Saúde na Hora; a ampliação da rede de abastecimento de água também no Cidade Nova, além de mutirões de cirurgias oftalmológicas e a implementação do programa Zera Fila. Também foi celebrada a redução no valor da tarifa do transporte coletivo. 

Outras ações destacadas pela gestão foram a criação da Secretaria de Segurança Pública, melhorias na iluminação de pontos estratégicos da cidade, como os trevos do Morro do Engenho e Silva Jardim, reestruturação do projeto de pavimentação no Morro do Bonfim, reformas em unidades da Farmácia Básica, criação de um Posto de Empregabilidade e a realização do Carnaval. 

Novas perspectivas

Além dos resultados dos 100 dias de governo, a administração adiantou planos para os próximos meses, como a organização da primeira Feira da Indústria, parcerias com o Sebrae e a Universidade Federal de Viçosa para cursos de capacitação, a ampliação do programa Saúde na Hora e revitalização da pista de skate da Praça Celi. 

Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Mitre ressaltou a importância da atuação integrada entre os setores da prefeitura e o apoio da Câmara. “Prestar contas à população é um dever e uma forma de mostrar como o trabalho conjunto tem gerado bons frutos. Seguimos com o propósito de construir uma cidade melhor para todos, com responsabilidade e diálogo, e o principal, de mãos dadas, com união e fé”, afirmou Mitre. 

Falando com a imprensa, ele destacou “a gratidão a Deus pelo mandato, aos taunenses por acreditarem em seu projeto e aos servidores e secretariado que têm feito um trabalho hercúleo para atender a população”. 

“Uma das bandeiras principais que sempre defendemos é a saúde e a reforma completa do Posto do bairro Cidade Nova e a implementação do programa Saúde na Hora, que atende a população até as 22h nas Unidades Básica de Saúde daquele bairro e do Padre Eustáquio, são motivos para comemorar”.  

“Eu e o Secretário Alan Rodrigo, visitamos o Ministro de Saúde, Alexandre Padilha, e fizemos várias solicitações que acreditamos que se tornarão realidade.

UPA 

Questionado sobre a construção da Unidade de Pronto Atendimento, Gustavo Mitre informou que o Ministério da Saúde ainda não fez a abertura do credenciamento. “Um dos nossos sonhos é exatamente tentar trazer uma UPA para Itaúna, mas tudo em sintonia com o Hospital. Temos que fazer uma avaliação criteriosa de quando será o melhor momento, quanto vamos investir e qual a tipificação da unidade, que pode ser a I, II ou III. O objetivo é ter uma ação assertiva, pensando sempre no bem-estar da população”, considerou. 

Trabalho do vice e equipe 

Já o vice, Hidelbrando Neto atribuiu o sucesso dos 100 dias de governo às equipes de todas as pastas, que vem se empenhando em entregar ao cidadão uma prestação de serviço técnica e desburocratizada. 

“Para todos nós esse evento hoje é simbólico, pois mostrou duas bases da nossa gestão que é a transparência e participação”, frisou. 

Hidelbrando disse que as ações realizadas por todas as pastas foram extremamente importantes, mas como responsável pelo Urbanismo e Meio Ambiente, se sente mais à vontade para mostrar os resultados. 

“No urbanismo e Meio Ambiente foram muitas conquistas, mas a mais importante que conseguimos foi zerar passivos de licenciamento ambiental e alvarás que estavam parados há um ano ou mais. Isso, com certeza, faz crescer a economia da cidade, gera mais impostos e faz circular mais dinheiro para investir em outras áreas”, explicou. 

Neto salientou que o próximo passo da pasta será colocar em prática as leis de anistia e de outorga onerosa, para regularizar construções irregulares no município. “Temos em Itaúna, assim como em todas as cidades de Minas e do país, vários imóveis irregulares, os quais o plano diretor do município não permite que sejam regularizados. A lei de anistia onerosa existe para regularizar esses imóveis e o dinheiro pago pelos beneficiários, retorna como investimentos em infraestrutura pública”. 

“Vale a pena a população ficar bem atenta para que não perca o prazo para regularizar seus imóveis a um valor justo”.

Ouvidoria itinerante  

Outra grande surpresa do evento foi a apresentação do projeto “Ouvidoria Itinerante”, um serviço de atendimento ao público que se desloca para diferentes regiões da cidade, como praças e locais públicos, para receber manifestações, reclamações, sugestões e elogios da população. A ideia é facilitar o acesso dos cidadãos aos canais de comunicação da ouvidoria, aproximando-a da população e tornando-a mais acessível.  

De acordo com Gustavo Mitre, a ouvidoria itinerante vai aproximar a administração pública dos cidadãos, facilitando o acesso aos serviços e a comunicação com a prefeitura. Ao receber as manifestações da população, a ouvidoria itinerante contribui para o fortalecimento da cidadania e para o aprimoramento dos serviços públicos. 

“Essa sempre foi uma ideia que queria executar: ver o governo mais perto das demandas do cidadão itaunense e, para isso, nada melhor do que um veículo buscando as reclamações e sugestões da comunidade. A ouvidoria itinerante será uma extensão do prefeito na cidade”, finaliza. 

Feira da Agricultura Familiar

Durante o evento foi dado ênfase à 1ª Feira da Agricultura Familiar, que será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com retorno previsto para 17 de maio. A feira se destinará à venda de produtos comuns às feiras livres, à exposição e comércio da produção artesanal de Itaúna, bem como produtos da agricultura familiar. O objetivo é a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, uma vez que o setor movimenta importante parte da economia itaunense, fornecendo também alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino.