Pelo segundo ano consecutivo o Dia das Mães, comemorado no Brasil no segundo domingo de maio, será uma data com festas restritas, ou sem festas, por causa da pandemia. A recomendação de médicos que estão na linha de frente do tratamento contra a Covid e dos protocolos sanitários é de que as aglomerações sejam evitadas, até mesmo a festividades em família pelo Dia das Mães. A indicação é que os filhos, que não moram na mesma casa da mãe, façam lives, enviem mensagens, usem o telefone, mas não se reúnam para não colocar em risco as pessoas da família.
As restrições ao ajuntamento de pessoas em mais uma data festiva impactam imensamente a vida social em várias partes do mundo. A economia, também impactada, busca alternativas, principalmente no comércio. As lojas de presentes para as mães tentam encontrar formas de possibilitar aos clientes a segurança das compras.
Horário especial até às 18h
O comércio de Itaúna está com horário de funcionamento das lojas ampliado desde quinta-feira (6) e hoje, sábado, o comércio estará aberto das 9h às 18 horas. O presidente do Sindicomércio Itaúna, Alexandre Maromba, disse ao Jornal S’PASSO que acredita que este Dia das Mães, apesar de todos os desafios que estamos enfrentando, será uma ótima oportunidade de retomada para o comércio local. O prognóstico otimista se efetiva por ser o Dia da Mães, uma das datas mais promissoras do ano para o varejo e devido ao forte apelo emocional. Na avaliação do dirigente do Sindicomércio, as expectativas são muito superiores e trazem esperança de resultados melhores que os alcançados em 2020.
“O Dia das Mães possui um forte apelo emocional, onde o afeto e o amor pela pessoa que mais une a família, refletem no comércio em forma de presentes. E diante das aflições que esta pandemia vem causando nas nossas vidas, a possibilidade de agradarmos nossas mães nesta data, traz otimismo e confiança de dias melhores, com crescimento nas vendas, melhoria dos negócios, mais geração de emprego e renda para todos”, pontuou.
O presidente da entidade faz questão de informar que foi conquista do Sindicomércio Itaúna, por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, a possibilidade de extensão dos horários de aberturas das lojas de Itaúna neste Dia das Mães.