Em Santanense mulher em surto se joga na frente de carros, SAMU nega ter omitido socorro à vítima

Ocorrências de surtos e crises emocionais tem sido recorrente em Itaúna

0
221

O último fim e início de semana em Itaúna, foi registrado por episódios de surtos psicológicos, na última sexta-feira, 14, uma mulher de 45 anos, causou grande agitação na Av.  Governador Magalhães Pinto, bairro Santanense, altura do número 494. De acordo com o relato de testemunhas que presenciaram à crise emocional da mulher, ela por duas vezes se jogou na frente dos veículos que passavam pelo local, a sorte que, um deles estava em baixa velocidade e um segundo, praticamente estava parado, o que não ocasionou ferimentos. Em uma forte crise emocional a mulher recebia o apoio de algumas pessoas que tentavam retirá-la do meio da avenida. Como permanecia bastante agitada, o SAMU foi acionado e compareceu para atendimento, mas a vítima se recusou a ser encaminhada para atendimento médico, o que levou a unidade USB a se deslocar para outro atendimento. A PM também foi acionada, e compareceu para dar suporte ao atendimento, da mulher que, continuava a gritar e se debater entrando em crise convulsiva logo em seguida, quando então o SAMU foi novamente acionado e a levou para atendimento médio no Hospital Manoel Gonçalves.

O que diz o SAMU

O Jornal S`Passo conversou com o setor de comunicação do SAMU afim de esclarecer o ocorrido. Segundo o órgão, um primeiro pedido de socorro foi registrado às 19h45, com a informação de vítima de atropelamento, no local os socorristas fizeram a avaliação da vítima e ao se prontificarem para conduzi-la ao hospital ela recusou, não haviam familiares junto a ela, seguindo a unidade USB para a base. Às 20h27, a central do SAMU foi novamente acionada, desta vez o solicitante informou que havia uma pessoa em crise convulsiva em via pública. Novamente os socorristas se dirigiram ao local, constatando que a vítima a ser atendida era a mesma que havia se recusado ao atendimento anteriormente. Vale destacar que as solicitações foram feitas com comunicados divergentes, a primeira, atropelamento e a segunda crise convulsiva, entretanto da mesma pessoa. A mulher foi então, levada para atendimento no hospital Manoel Gonçalves.

Homem que surtou no Itaunense na parte da manhã, deu trabalho à tarde no Garcias

Um homem sob efeito de substâncias químicas, entrou em surto e causou tumulto na manhã desta segunda-feira (17) no bairro Itaunense. Por volta das 8h30, ele subiu nos telhados de várias casas e atirou pedras contra moradores e a equipe do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros cercaram o homem e conseguiram acalmá-lo até a chegada da Polícia Militar. Com a presença dos policiais, ele desceu e foi levado para atendimento. O SAMU constatou escoriações no corpo do homem, causadas pela movimentação nos telhados. Entretanto ele voltou a dar trabalho na parte da tarde do mesmo dia. Um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra um flagrante do mesmo homem, que depois de liberado do atendimento médico, teve novo ataque psicótico, mas desta vez no bairro Garcia. O homem de 33 anos, voltou a subir nos telhados das casas, ficando logo depois acuado sobre a marquise de um supermercado na esquina das ruas 7 de setembro e Delmira Gonçalves. Depois de novamente escalar muros, pular sobre telhados, o homem foi parar no supermercado. Funcionários ficaram apreensivos pois não sabiam se era apenas alguém descontrolado, ou se corriam o risco de serem assaltados. Enquanto aguardavam a chegada da PM, eles mantiveram o invasor sobre a marquise. Novamente contido foi mais uma vez levado para atendimento médico.

Casos recorrentes na cidade

Outros casos de surtos emocionais foram registrados em Itaúna, o que segundo o SAMU, tem se tornando um tipo de ocorrência recorrente na cidade, revelando um grande número de pessoas acometidas por problemas, psicológicos, emocionais e outros por efeito de substâncias psicoativas. Nesta mesma semana, outra mulher com o mesmo quadro de crise emocional foi atendida no bairro Cidade Nova, tendo ela sido encaminhada ao CAPS, onde após ser atendida, a USB do SAMU foi novamente acionada, desta vez para leva-la ao HMG.