Em visita ao Brasil, Marcelo Rebelo presidente de Portugal entrega prêmio a Adélia Prado, escritora Divinopolitana

0
264

Em visita a Brasília, nesta terça-feira (18), o presidente de Portugal Marcelo Rebelo foi recebido pelo Presidente Lula, no Palácio do Planalto. Rebelo participa, nesta quarta (19), do encontro Cimeira Brasil-Portugal, que reúne líderes dos dois países, na discussão sobre cooperação entre diversos assuntos.  

De acordo com o ministério de Relações Exteriores, tanto Brasil como Portugal têm interesse em aumentar os fluxos de comércio e de investimentos em parcerias científicas, tecnológicas, culturais e educacionais. Também nesta terça, Marcelo Rebelo participou da entrega do Prêmio Camões de Literatura à poetisa mineira Adélia Prado, representada por seu filho Eugênio Prado, no Palácio Itamaraty. Logo mais  o presidente português vai ser recebido em um jantar oferecido pelo Presidente Lula. Acompanham Marcelo Rebelo, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e cerca de dez ministros, que devem discutir com os ministros brasileiros medidas em diversas áreas de cooperação e possíveis assinaturas de atos.

Adélia Luzia Prado de Freitas é uma poetisa, professora, filósofa, romancista e contista, ligada ao Modernismo. Considerada a maior poetisa viva do Brasil. Sua obra retrata o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único. A poeta foi a vencedora do Prêmio Camões 2024, o mais importante da língua portuguesa.

O valor da premiação é de 100 mil euros, um dos maiores valores do mundo entre os prêmios literários. A premiação é concedida por meio de subsídio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) e do Governo de Portugal.

Segundo o júri, “Adélia Prado é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética. Herdeira de Carlos Drummond de Andrade, o autor que a deu a conhecer e que sobre ela escreveu as conhecidas palavras “Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo…”, Adélia Prado é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”.