Embaixada do Brasil em Berlim recebe ministra do TSE e professora Edilene Lôbo

0
276

Na última segunda-feira (6) a Embaixada do Brasil em Berlim e a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft (DBG) receberam a ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Dra. Edilene Lôbo, para uma palestra sobre a participação da mulher nos espaços de poder e sua atuação no judiciário eleitoral. Como a primeira magistrada negra do TSE, a trajetória inspiradora e a voz da magistrada em defesa da democracia foram o centro das discussões naquele evento.

Além de sua atuação como ministra, Dra. Edilene Lôbo é reconhecida na área da educação universitária e desenvolve na Universidade de Itaúna uma atividade nos cursos de graduação e pós-graduação no campo do Direito, sendo inspiração para jovens e futuros líderes do país. A participação dela no evento, na embaixada brasileira em Berlim, se destacou como mais uma narrativa de empoderamento da mulher negra na política e no judiciário, além de enaltecer o nome da Universidade de Itaúna, reafirmando seu compromisso com a educação e a transformação social.

Ao discutir temas tão relevantes como o protagonismo da mulher e o combate às fake news, a ministra não apenas informou, mas também inspirou todos os presentes a refletirem sobre seu papel na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Edilene Lôbo é natural de Taiobeiras-MG. É doutora em Direito Processual Civil pela PUC-Minas, com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha e na Faculdade de Direito de Vitória, tratando das Novas Tecnologias e Instituições de Garantia. Mestra em Direito Administrativo pela UFMG. Especialista em Processo Penal pela Universidad Castilla La Mancha – Espanha. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna. Professora de Processo Eleitoral na Pós Graduação da PUC-MINAS. Atualmente é Professora convidada da Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris 3, lecionando no Mestrado II sobre Democracia, Direitos Políticos, Eleições e Milícias Digitais na América Latina.