Entidades empresariais e Prefeitura criam ferramenta para orientar novos investimentos e políticas públicas em Itaúna

“Bússola do Desenvolvimento” será lançada no dia 22, no auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial

0
288

Em parceria com a Prefeitura e entidades empresariais do município, como o Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial Empresarial (ACE) e cooperativas de crédito, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está desenvolvendo a “Bússola do Desenvolvimento”, uma ferramenta com vários indicadores referenciais do município.

São informações tanto demográficas quanto de atividades empreendedoras e outras questões socioeconômicas. O projeto do Sebrae foi feito a partir de mineração de dados que irão direcionar decisões de políticas públicas e de estímulo para atividades empreendedoras, bem como sobre qualidade de vida em Itaúna.

O painel das entidades empresariais e da Prefeitura, com os gráficos e demais informações desta “Bússola do Desenvolvimento”, será apresentado em reunião no auditório do CDE, no dia 22 de abril, às 20h. Gilmar Barbosa, consultor do Sebrae e responsável pela organização do programa, afirma que a ideia, ainda em processo de gestação, é transformá-lo em “ferramenta móbile”, como se fosse um aplicativo para atualização regular dos dados, que envolvem finanças, economia, gestão pública, políticas sociais, saúde, educação, segurança etc.

“O propósito é fazer com que essas informações, ao serem analisadas, desdobradas, possam oferecer insumos para tomada de decisão, tanto em relação às políticas públicas, quanto a projetos referenciais. Também a proposta de criar um subproduto que poderá ser gerado a partir dessa ferramenta, que é uma estratégia de marketing municipal colocando Itaúna como ponteiro de diferenciação das atividades, de investidores, empreendedores, novos moradores e instituições como elementos de atratividade. A massa de dados é relativamente grande, teremos que analisar com muito cuidado a partir da apresentação das informações no dia 22”, pontuou.

Novo Distrito Industrial será apresentado para empresários e investidores

No dia 26 de abril, às 8h, no auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial, será realizada uma palestra com o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Nogueira, sobre o novo Distrito Industrial.

“Iremos falar do projeto de direcionamento econômico para esta nova área, dos investimentos que serão feitos, como o asfaltamento da via de acesso, as condições de infraestrutura do imóvel e do projeto, como facilidade de linha modal da via férrea, a proximidade com outros municípios, o gasoduto que está sendo construído, entre outros atrativos”, disse.

O novo Distrito Industrial da cidade será instalado em imóvel de mais de 100 hectares, situado na região conhecida como Três Barras, a 3,8 Km da rodovia MG 050. Fatores como ter área plana, proximidade com a linha férrea, transmissão trifásica de energia elétrica, possibilidade de interligação com outras regiões do Estado e do Brasil, dentre outros, influenciaram a decisão pelo terreno, adquirido em 2022.

Segundo o ex-secretário Diógenes Nogueira, o governo municipal vem trabalhando desde 2017 com um cuidado muito grande com o setor de desenvolvimento econômico, através de novas concessões e também de reversões de imóveis em que as empresas ganharam terrenos, mas que não cumpriram com o compromisso de geração de emprego e renda. Foram feitas mais de 37 reversões e as concessões ultrapassaram 50, de 2017 até agora. Para ele, o município apresenta números melhores que o Estado e o país com relação ao crescimento econômico. 

Itaúna gerou mais de 5 mil empregos nos últimos 4 anos

Conforme apurou o Jornal S’PASSO, Itaúna gerou mais 5 mil empregos nos últimos quatro anos, ou seja, mais de 1.000 por ano. Informações passadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram que em 2021 foram 2.560 novas vagas, distribuídas em indústria (936), construção (623), comércio (372) e serviços (630). Em 2022, foram 666. Em 2023, os novos empregos foram 1.824 e em 2024, até fevereiro, Itaúna conquistou 83 novas vagas de trabalho, perfazendo um total de 5.133.