A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, será dos mineiros, ou melhor, dos itaunenses, atletas da Natação do Tropical Tênis Clube. O evento ‘Rei e Rainha do Mar’ vai acontecer no dia 12 de dezembro, com provas de natação em águas abertas no mar, com os percursos de 500m, 1km, 2,5km e 5km, corrida na areia com percursos de 2,5km e 5km, e o biathlon, que terá 1km de natação no mar e 2,5km de corrida na areia.
O evento já conta com mais de três mil inscritos de várias partes do país e outros paises. Os atletas de Itaúna Antônio César, Carolina Chaves, Célio Pio, Dirceu Marques, Elisa Ruschel e Felipe Lima estão se preparando e treinando sob a liderança do técnico Carlos Pereira e prometem fazer bonito nas provas de águas abertas em Copacabana.
A competição ‘Rei e Rainha do Mar’ acontece desde 2009 e já passou por inúmeros locais como Rio de Janeiro, Lisboa, Florianópolis, Fortaleza, Ubatuba, Salvador, Brasília, Búzios, Cabo Frio, contando com atletas de renome internacional como o brasileiro Allan do Carmo, as medalhistas olímpicas Poliana Okimoto (bronze no Rio-2016) e Ana Marcela Cunha (ouro em Tóquio-2020/1), além de atletas estrangeiros como o neerlandês Ferry Weetrman (ouro no Rio-2016), a italiana Rachele Bruni (prata Rio2016, a americana Hailey Anderson (prata Londres-2012), o alemão Thomas Lurz, duas vezes medalhista olímpico e maior medalhista da história dos Campeonatos Mundiais de águas abertas da Federação Internacional de Natação, dentre outros.
Algumas edições da disputa foram transmitidas em rede nacional pela TV Globo, no programa Esporte Espetacular. Os competidores itaunenses estão na expectativa de que o evento 2021 seja também de grande alcance e que possibilite excelentes resultados para equipe do Tropical.