Escolas públicas do Minas Gerais recebem projeto de inovação, criatividade e empreendedorismo

Projeto contempla cerca de três mil alunos em seis cidades do estado

0
1209

Desde 3 de abril, professores e alunos da rede estadual de Minas Gerais participam do Programa de Educação e Cultura, que os prepara  para enfrentar as mudanças mundiais do mercado de trabalho. O projeto, que terá passagens pelas cidades de Santa Bárbara, Congonhas, Desterro de Entre Rios, Piracema, Itaúna e Barão de Cocais, é patrocinado pelo Grupo J. Mendes e idealizado pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, que realiza ações culturais e socioambientais que já impactaram 3,7 milhões de jovens e adolescentes ao longo de mais de 20 anos.

Com as constantes mudanças no mercado de trabalho na última década, faz-se necessário preparar as novas gerações para se manterem competitivas, desenvolvendo ações práticas que facilitem a entrada desses jovens em um cenário cada vez mais dominado por novos comportamentos e pela tecnologia. “Nossa ideia com esse projeto é apresentar aos estudantes, que já começam a pensar em escolher uma profissão, quais serão as habilidades necessárias em um futuro próximo e como podem construir negócios mais adaptados e alinhados com o desenvolvimento sustentável”, diz Igor Furniel, CEO da NTICS projetos.

Estruturado em quatro oficinas, o programa será disponibilizado em ambiente digital, começando com workshops que visam a formação de 100 professores, onde devem trabalhar com temas como Design Thinking, inovação, criatividade, entre outros. No dia 4 de abril, os alunos terão um evento de abertura, no qual além de conhecer as etapas do projeto, terão a primeira oficina ensinando-lhes pequenos hábitos para que tenham um melhor proveito das atividades.

“Como o Grupo J. Mendes atua em diversas frentes como aviação, mineração, e agronegócio, conseguimos observar diariamente como as novas tecnologias demandam novos conhecimentos, sobretudo de quem está chegando no mercado de trabalho. Por isso, acreditamos que devemos reforçar esse movimento que pode contribuir com a formação e entrada destes jovens no mercado”, afirma Marcelo Oliveira, Diretor de Pessoas do Grupo J. Mendes.

O projeto ainda vai desenvolver mais três oficinas online ao longo de abril e maio, com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nos temas Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Ao final do projeto, os alunos serão convidados a participar da Feira de Ideias, onde devem desenvolver um projeto em equipe, orientados por um professor, desenvolvendo uma ideia de negócio a partir do que aprenderam. As propostas serão avaliadas e os responsáveis pelo projeto de maior destaque receberão um Tablet por pessoa. Além disso, tanto alunos, quanto professores recebem uma certificação pela participação.